Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/31848
Título: | Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto? |
Outros títulos: | The impact of tablet use on the development of digital competence |
Autor: | Lucas, Margarida Bem-Haja, Pedro Moreira, António Costa, Nilza |
Palavras-chave: | DigComp Impacto Avaliação Literacia digital Informação Comunicação Colaboração |
Data: | 2019 |
Editora: | CIES-IUL Centro de Investigação e Estudos de Sociologia |
Resumo: | Este artigo debruça-se sobre o impacto da utilização de tablets no desenvolvimento de competências
digitais, especificamente nas áreas de Literacia de informação e de dados e de Comunicação e
colaboração, de 80 alunos do 3.º ciclo do ensino básico de dois agrupamentos de escola da zona centro
de Portugal, no âmbito de um projeto educativo de um-para-um (1:1). Trata-se de um estudo de caso
enquadrado pelo DigComp, Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos, enquanto referencial
para a construção dos instrumentos de recolha de dados e sua interpretação. Os dados foram recolhidos
por questionário e focus groups. Os resultados sugerem um reduzido impacto da utilização de tablets ao
nível do desenvolvimento das competências digitais estudadas, e apontam para razões que lhe podem
estar subjacentes (por exemplo, a forma como os tablets foram utilizados pelos professores). Neste
sentido são sugeridas recomendações para um uso mais eficaz de tablets e, atendendo ao contexto em
que o estudo foi realizado, são também indicados caminhos para investigações futuras. This article presents results on the impact of the use of tablets in the development of lower secondary students’ digital competence, regarding Information and data literacy and Communicaiton and collaboration, within the scope of a one-to-one (1:1) educational project. The case study adopted and adapted the European Digital Competence Framework for Citizens as background and guidance for the construction of data collection instruments. The data were collected through a questionnaire and focus groups. Results suggest a reduced impact of the use of tablets on the development of competences under study and point to reasons that may be underlying it (for example, how tablets were used by the teachers). In this sense, the article suggests recommendations for a more efficient use of tablets and indicates directions for future research. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31848 |
DOI: | 10.15847/obsOBS13320191453 |
ISSN: | 1646-5954 |
Aparece nas coleções: | CIDTFF - Artigos DEP - Artigos CINTESIS - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucas et al_ 2019_Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais_que impacto.pdf | 519.24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.