AJUDA DO REPOSITÓRIO

Conteúdos da Ajuda:

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Percorrer
Pesquisa
Comunidades & coleções
Entrar/registar-se no RIA
Depositar documentos
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Endereços persistentes (handle)
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+ Informação

O RIA é o Repositório Institucional da Universidade de Aveiro, um sistema de informação que armazena, preserva, divulga e dá acesso à produção intelectual da Universidade de Aveiro em formato digital, através da Web, em regime de acesso aberto. Ao reunir as publicações científicas da Instituição numa plataforma única, o RIA pretende partilhar o conhecimento científico e técnico alcançado na Universidade e facilitar o acesso à produção científica aí produzida, contribuindo para a geração de novos conhecimentos, permitindo uma rápida disseminação e um reforço da sua visibilidade e impacto.

Estrutura-se em comunidades que correspondem aos departamentos, serviços, escolas politécnicas, unidades de investigação e laboratórios associados da Universidade. Dentro de cada comunidade, o RIA está organizado em coleções, que correspondem à tipologia dos documentos. Cada coleção pode conter um número ilimitado de documentos.


PERCORRER topo

Percorrer permite-lhe iniciar a sua pesquisa por:

Data de publicação: através de uma lista de todos os documentos no Repositório, por ordem cronológica.

Autor: através de uma lista alfabética de todos os autores de documentos no Repositório.

Orientador: através de uma lista alfabética de todos os orientadores de documentos no Repositório.

Título: através de uma lista alfabética de todos os títulos dos documentos no Repositório.

Assunto: através de uma lista alfabética de assuntos/palavras-chave dos documentos no Repositório.

Tipo de documento: através de uma lista com as tipologias dos documentos no Repositório.

Tipo de acesso: através de uma lista com os níveis de acesso aos documentos no Repositório.



PESQUISA topo

Para pesquisar em TODO o Repositório, utilize a caixa na parte superior da barra de navegação do lado direito.

Search Box

Algumas indicações de pesquisa:

Pesquisa rápida
A(s) palavra(s) digitada(s) na caixa de pesquisa serão pesquisadas em todos os campos - título, autor, assunto, resumo, série, editor … de cada documento existente.
No contexto deste repositório, foi configurada a pesquisa em texto integral, pelo que também será pesquisado o texto integral de todos os documentos depositados.

Palavras não pesquisadas (stopwords) 
- palavras que não são pesquisáveis. O motor de pesquisa ignora determinadas palavras que ocorrem com frequência, mas não acrescentam valor para a pesquisa. Eis alguns exemplos:
"a", "and" , "are" , "as" , "at" , "be" , "but" , "by" , "for" , "if" , "in" , "into", "is" ,"it" ,"no" , "not" , "of" , "on" , "or" , "such", "the" , "to" , "was", etc.
"a", "as", "o", "os", "e", "um", "uns", "uma", "umas", "é", "para", "mas", "por", "em", etc.

Truncar
Use um asterisco (*) depois da raiz de uma palavra para obter todas as palavras que começam por essa raiz, por exemplo:
Sele*  recuperará selecionar, seletor, seleção, seleções

Pesquisa por frase
Para pesquisar usando várias palavras, organizadas como frase, coloque aspas (") antes e depois da frase. Por exemplo: "mudança organizacional"

Pesquisa por termo exato
Coloque um sinal mais (+) antes de uma palavra, se pretende que ela apareça no resultado da pesquisa. No exemplo seguinte a palavra "training" é opcional, mas a palavra "dog" deve estar no resultado.

Refinar a pesquisa
Coloque um sinal menos (-) antes de um termo se não quer que ele apareça nos resultados de pesquisa. Em alternativa, pode usar NOT. Por exemplo, na pesquisa
  ou   obterá os documentos que contenham a palavra "training", excepto aqueles que também contêm a palavra "cat".

Pesquisa Booleana
Podem ser utilizados, para combinar termos, os seguintes operadores booleanos:
Note que eles devem ser utilizados em MAIÚSCULAS!

            AND - para limitar a pesquisa a documentos que contenham todas as palavras ou frases combinadas com este operador. Por exemplo,
                      irá recuperar todos os documentos que contenham simultaneamente as palavras "cats" e "dogs".

            OR - para ampliar pesquisas a documentos que contenham qualquer uma das palavras ou expressões em torno deste operador. Por exemplo,
                      irá recuperar todos os documentos que contenham quer a palavra "cats" quer a palavra "dogs".

            NOT - exclui documentos que contenham a palavra após este operador. Por exemplo,
                    irá recuperar todos os documentos que contêm a palavra "training" excepto os que contêm também a palavra "cat".

            Podem utilizar-se parênteses para construir uma equação de pesquisa (agrupar termos e operadores de pesquisa). Exemplo:
                   


COMUNIDADES & COLEÇÕES topo

O conteúdo do RIA está organizado em comunidades que correspondem aos departamentos, serviços, escolas politécnicas, unidades de investigação e laboratórios associados da Universidade. Dentro de cada comunidade, o RIA está organizado em coleções, que correspondem à tipologia dos documentos. Cada coleção pode conter um número ilimitado de documentos.

Cada comunidade tem a sua própria página de entrada, que pode conter informações, notícias e links de acordo com os interesses dessa comunidade, bem como uma lista das coleções dentro da comunidade.


ENTRAR/REGISTAR-SE NO RIA topo

Quando se acede a uma área do Repositório que requer autorização, o sistema irá pedir-lhe para fazer login. Todos os utilizadores podem registar-se para se tornarem subscritores.

Para efetuar registo/login deve selecionar no menu superior "entrar" uma das opções "área pessoal", "serviço de alertas" ou "editar conta". Irão surgir duas opções de acesso:
    utilizador da UA (iniciar sessão com as credenciais de Utilizador Universal da UA)
    utilizador externo (depois do registo introduza o nome do utilizador e a palavra-passe)

Algumas funções, como é o caso do depósito de documentos, são restritas aos docentes e investigadores da Universidade de Aveiro e requerem autorização. Para solicitar permissões de depósito, enviar email para ria-repositorio@ua.pt.


DEPOSITAR DOCUMENTOS topo

O autoarquivo de documentos no RIA implica a atribuição de permissões de depósito. Podem assumir funções de depositante docentes/ investigadores, investigadores bolseiros, alunos, funcionários e colaboradores em projetos com afiliação à Universidade de Aveiro.

Para efetuar login deve selecionar no menu superior "entrar" a opção "área pessoal" e depois escolher:
    utilizador da UA (iniciar sessão com as credenciais de Utilizador Universal da UA)

Na área pessoal e no caso de verificar que não lhe são apresentadas as opções para depósito por não estar associado a uma determinada comunidade com funções de depositante, será necessário enviar um email para ria-repositorio@ua.pt com a indicação das comunidades do RIA (Departamentos, Unidades/Centros de Investigação e/ou Serviços) em que pretende depositar documentos.


Depositar: tipo de depósito Início de Depositar documentos topo

Tendo permissões de depósito, e clicando em "Iniciar novo depósito" na sua área pessoal, poderá escolher entre 3 processos de depósito diferentes:

  1. Manual - Selecione a coleção e clique em "Depositar".
  2. Por identificador - Introduza um identificador da publicação para recuperar os metadados (PubMed ID, DOI, arXiv ID, CiNii NAID) e clique em "Pesquisar". Na página de resultados clique em "ver detalhes e importar o registo", a fim de prosseguir o processo de depósito.
  3. Importação de um ou mais registos - Antes de iniciar o processo de importação de um ou mais registos deve realizar a recolha dos mesmos num sistema externo (ex.: Web of Science, SCOPUS, Mendeley) num dos formatos indicados no campo "Selecionar o formato do ficheiro" e exportar os mesmos para uma pasta no seu disco local. De seguida deve selecionar o formato do ficheiro, escolher o ficheiro, selecionar a coleção e clicar em "Importar". Depois de importar aparecerá por defeito o formulário de depósito do primeiro registo. Os restantes registos serão importados para a sua área pessoal como "Depósitos por terminar".

Seja qual for a opção de depósito do trabalho, pode adicionar ou editar os vários campos nos formulários apresentados.  A submissão de documentos no RIA implica sempre a associação de um ficheiro digital (ex.: PDF do artigo), independentemente do tipo de depósito selecionado.

Barra de Progresso – Botões no cimo da página:

Assim que iniciar o depósito de um documento no topo da página irá encontrar 6 botões que representam cada uma das etapas no processo de depósito. À medida que avança, vão mudando as cores dos botões. Depois de começar podem usar-se estes botões para andar para a frente e para trás dentro do processo de depósito, clicando sobre eles. Não se perdem dados na navegação para a frente e para trás.

barra de progresso

Interrupção do processo de depósito:

Em qualquer passo do processo de depósito pode parar e guardar o seu trabalho para o retomar posteriormente, clicando no botão "cancelar/guardar". Os dados já introduzidos serão armazenados até que o processo seja retomado e, nessa altura, a sua página "Área Pessoal" irá lembrar-lhe que tem uma tarefa em curso. Se sair acidentalmente do processo de depósito, pode sempre retomá-lo a partir da sua página "Área Pessoal". Também pode cancelar o depósito em qualquer altura.


Depositar: descreva o seu registo - Página 1 Início de Depositar documentos topo

As informações que lhe são pedidas a seguir são os metadados que permitirão aos utilizadores recuperar o seu documento utilizando motores de pesquisa. Quanto maior for a riqueza de metadados, mais fácil será encontrar o documento; por favor preencha todos os campos que se aplicam ao seu documento.

autor:

Introduza o nome da(s) pessoa(s), organização ou serviço responsável pela criação do documento ou que contribuiu para o seu conteúdo. Clicando no botão "Adicionar mais" podem ser associados tantos autores quantos os necessários.

Este campo ligado com a autoria do documento tem associada a funcionalidade de validação de autores/coautores/orientadores de um documento. A validação dos autores é obrigatória e permite a identificação inequívoca de um autor com afiliação à UA e a respetiva associação do conjunto de documentos do qual é autor no RIA e noutros sistemas internos de informação.

A inserção dos nomes dos autores no campo deve estar de acordo com a forma de nome presente no documento (ex.: J. Silva). Ao digitar o nome do autor na caixa é devolvida uma lista com todos os utilizadores UA com possível correspondência à forma de nome introduzida. Depois de identificar na lista o autor correto basta clicar no nome completo do autor na lista e de imediato ficará associado o email UA ao campo.

Para facilitar a pesquisa poderá introduzir o email UA do autor (ex.: jasilva@ua.pt) ou a forma mais completa que conhece do nome (ex.: João Augusto Silva). Depois de clicar no autor correto da lista, o email irá ficar associado ao campo e poderá editar a forma de nome para coincidir com a que é apresentada no documento (ex.: J. Silva).

No caso dos coautores que não pertencem à UA e dos quais não se consegue obter resultados deve selecionar a opção "Utilizador externo".


título:

Introduza o título do trabalho. O título não deve terminar com pontuação. Não é possível inseri-lo em itálico. Se tiver um subtítulo coloque dois pontos [ : ] antes do mesmo. Use maiúsculas apenas para a primeira letra do título e de nomes próprios.
Exemplo: Competitive outcome of Daphnia-Simocephalus experimental microcosms: salinity versus priority effects


outros títulos: 

Se o seu item tem um (ou mais) título(s) alternativo(s) válido(s), por exemplo, um título noutro idioma e/ou uma abreviatura, digite-o(s) neste campo.


título da revista, livro, evento ou publicação: 

Introduza o título da revista, livro, evento, publicação onde o documento foi publicado.


data:

Introduza a data da publicação ou distribuição pública. Pode deixar o mês e/ou o dia em branco se não se aplicar.


volume:

Introduza o número do volume ou a série da publicação em que o documento foi publicado.


número da edição:

Se o registo tiver um número de edição associado, insira-o neste campo.


página inicial:

Introduza o número da página inicial do trabalho.

página final:

Introduza o número da última página do trabalho.


editor:

Introduza o nome do editor da publicação.


identificadores:

Introduza o identificador associado ao registo. 

ISSN – Número Internacional Normalizado de Publicação em Série, código de 8 dígitos que identifica a revista, ex.: 0028-0836
e-ISSN – Número Internacional Normalizado de Publicação em Série Eletrónica, código de 8 dígitos que identifica a  versão digital da revista, ex.: 1476-4687
DOI – Digital Object Identifier, identificador único do objeto digital, ex.: 10.1016/j.ensm.2018.04.026 
ISBN – Número Internacional Normalizado de Livro, ex.: 978-972-789-530-4
e-ISBN – Número Internacional Normalizado de Livro Eletrónico, ex.: 978-972-675-267-7
Doc.Gov. – Número de documento governamental, ex.: NASA SP 8084
ISMN – Número Internacional Normalizado de Música, ex.: M-53001-001-3
URI (Uniform Resouce Identifier) – Endereço Persistente, ex.: http://www.dspace.org/help/submit.html
Outro - Identificador único atribuído ao documento utilizando um sistema diferente dos acima referidos.


revisão por pares (peer-review):

Indique se a versão que está a depositar foi revista por pares especialistas (refereeing / peer-review).


tipologia do documento:

Selecione o tipo de conteúdo que está a depositar.


estado da publicação:

Indique o estado atual da publicação.


idioma:

Selecione o idioma do conteúdo principal do trabalho. Se o idioma não aparecer na lista selecione "Outra". Se ao conteúdo não se aplicar um idioma (por exemplo, uma imagem) selecione "N/A".

Depositar: descreva o seu registo - Página 2 Início de Depositar documentos topo

palavras-chave:

Introduza as palavras-chave do documento. Utilize uma caixa de entrada para cada termo de assunto. Pode obter mais caixas de entrada clicando no botão "Adicionar mais".


resumo:

Introduza o resumo (abstract) no idioma principal do documento. Caso tenha um resumo noutro idioma clique no botão "Adicionar mais".


projeto financiado:

Caso a publicação tenha resultado de projeto(s) financiado(s) pela Comissão Europeia (FP7, H2020, ERC), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ou Wellcome Trust, identifique esse(s) projeto(s). Essa identificação é geralmente um requisito dos financiadores. Para identificar o(s) projeto(s) insira um dos seus elementos identificativos (número, nome, acrónimo ou referência) e selecione da lista que lhe é apresentada. 


patrocinadores:

Introduza os nomes de eventuais patrocinadores na caixa em baixo.


nível de acesso:

Na definição do nível de acesso, deve ter em conta a condição de depósito presente na política da publicação onde foi publicado o seu documento. As políticas das editoras/revistas científicas podem ser consultadas em http://www.sherpa.ac.uk/romeo/.


data final do embargo:

Caso tenha indicado "acesso embargado" no campo "nível de acesso", indique a data do final do embargo, a partir da qual o documento passará a estar disponível em acesso aberto. Deve indicar pelo menos o ano e o mês.


licenças Creative Commons (CC):

Associe uma licença Creative Commons 4.0 Internacional ao seu trabalho, escolhendo-a da lista apresentada. No caso de trabalhos financiados pela FCT o uso da licença CC-BY é recomendado.



Depositar: Carregar ficheiro Início de Depositar documentos topo

Existem dois métodos para inserir o ficheiro que deseja carregar:

  1. Clique no botão "Selecionar ficheiro ou arrastar e soltar ficheiros" e surgirá uma janela mostrando os ficheiros disponíveis. Percorra os seus diretórios e pastas até encontrar o ficheiro que pretende carregar. Clique duas vezes sobre o nome do ficheiro que deseja carregar e o nome será inscrito na caixa de entrada.
  2. Usando o mesmo procedimento anterior, com a diferença de que deve clicar no ficheiro e arrastar para a área indicada.

descrição dos ficheiros

O campo "Descrição" permite ajudar os utilizadores a compreender o que existe em cada ficheiro, por exemplo, "artigo principal" ou "imagens" ou "programa de computador" ou "conjunto de dados". Pode escrever a descrição de cada ficheiro do documento ao clicar em "Alterar" e depois pode avançar com o processo de depósito através do botão "Próximo".


Depositar: formato dos ficheiros Início de Depositar documentos topo

Para depositar e dar condições de acesso a um ficheiro, precisamos de saber qual o seu formato, por exemplo, "PDF", "HTML", ou "Microsoft Word". Se o sistema não reconhecer automaticamente o formato do ficheiro que carregou, ser lhe-á pedido que o descreva. Se aparecer nessa lista, selecione-o e depois prima "Enviar". Se o formato não constar da lista, clique em "outro formato" e descreva-o na caixa de texto ao fundo da página. Certifique-se que deu o nome da aplicação utilizada para criar o ficheiro e qual a versão da aplicação, por exemplo, "Autodesk AutoCAD R20 para UNIX". Para obter mais informações sobre formatos de ficheiros veja Formatos Suportados pelo DSpace.

Ficheiro Carregado

Depois de ter feito o upload de um ficheiro, verifique as informações apresentadas para se certificar de que está correto. Existem mais duas formas de verificar se os ficheiros foram carregados corretamente:

Se está a carregar só 1 ficheiro, clique no botão "Adicionar outro ficheiro". Quando tiver a certeza de que todos os ficheiros deste documento foram carregados com êxito, clique no botão "Próximo".

Se está a carregar mais do que um ficheiro, clique no botão "Adicionar outro ficheiro". Quando tiver a certeza de que todos os ficheiros deste documento foram carregados com êxito, clique no botão "Próximo".

Se está a carregar uma página HTML com referência a vários ficheiros, clique no botão "Adicionar outro ficheiro" e faça o upload de todos os ficheiros referenciados na página HTML. Depois, na coluna "Extensões principais", selecione o ficheiro correspondente à página de índice ou inicial da página web. Isso irá garantir que todos os ficheiros embutidos serão exibidos corretamente na página HTML. Em seguida, clique no botão "Próximo".

Verificação de Checksums dos ficheiros

O DSpace gera um checksum MD5 para cada ficheiro armazenado; usa-se internamente, a fim de verificar a integridade dos ficheiros ao longo do tempo (o checksum do ficheiro não deverá mudar). Pode utilizar este checksum para ter a certeza se o ficheiro carregado é realmente o que foi recebido.

Se quiser fazer a verificação do ficheiro, clique em "Mostrar checksums" na página "Ficheiro carregado". O checksum MD5 para cada ficheiro que recebemos encontra-se à direita do nome do ficheiro. Poderá usar um programa local para gerar os seus próprios checksum, compará-los com os do Repositório e verificar se coincidem. Na maioria dos sistemas Unix-like (incluindo o Mac OS X), use md5sum. Por exemplo, digite "md5sum MYFILE" para cada arquivo que deseje verificar; o resumo aparecerá no ecrã. Para Windows estão disponíveis gratuitamente ferramentas MD5: tente md5 (a partir de http://www.fourmilab.ch/md5/) ou md5sum, disponível através do pacote textutils no Cygwin (http://www.cygwin.com/). Todos estes utilitários terão de ser executados a partir de uma janela de linha de comando ou de terminal. O valor total da execução da ferramenta md5 no seu ficheiro deverá ser exatamente igual ao que apresenta o repositório.


Depositar: Verificar depósito Início de Depositar documentos topo

Esta página permite rever a informação introduzida para descrever o documento. Para corrigir esta informação, premir o botão respetivo do lado direito ou utilizar os botões da barra de progresso no topo da página para percorrer as diferentes páginas de depósito. Quando terminar, premir o botão "Próximo".

Premir o botão "Cancelar/Guardar" para terminar e guardar ou para cancelar o depósito.


Depositar: Licença de distribuição do repositório Início de Depositar documentos topo

O RIA necessita da aceitação da licença de distribuição não exclusiva para que o seu documento seja visível no Repositório.

A leitura do texto da licença é obrigatória. Se tiver algumas questões, por favor contacte a equipa de gestão do RIA (ria-repositorio@ua.pt).


Depositar: Completo Início de Depositar documentos topo

Receberá uma notificação por email assim que o seu documento for disponibilizado no RIA ou se, por alguma razão, existir algum problema com o depósito do seu documento. Se tiver algumas questões, por favor contacte a equipa de gestão do RIA (ria-repositorio@ua.pt). Poderá verificar a situação de cada depósito na página "Área Pessoal".


ENDEREÇOS PERSISTENTES (HANDLE) topo

Quando o seu documento é carregado no RIA, é atribuído um endereço URL persistente. Isto significa que, contrariamente a muitos endereços, este identificador não será alterado quando houver migrações de hardware ou quando são efetuadas alterações no sistema. Este endereço deverá ser o usado em citações ou outras comunicações. Os endereços persistentes estão registados com o Handle System, um sistema para atribuição e gestão de identificadores persistentes, conhecidos por "handles", para objectos digitais e outros recursos disponíveis na Internet.


ÁREA PESSOAL topo

Se for um utilizador autorizado (depositante), encontrará nesta página o seguinte:


EDITAR CONTA topo

Esta opção permite editar os dados da sua conta no Repositório. Precisa de estar autenticado no RIA para poder alterar os seus dados pessoais e a palavra-passe.


ATIVAR ALERTAS POR EMAIL topo

Os utilizadores podem subscrever coleções para receberem alertas por email, quando novos documentos são adicionados. Não há limite de número de coleções que um utilizador pode subscrever. Para ativar os alertas através do seguintes passos:


+ INFORMAÇÃO topo

Para obter mais informação sobre o RIA, por favor contacte via email para ria-repositorio@ua.pt.

Para informação e novidades sobre o DSpace, visite o DSpace.