Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/28981
Título: Políticas linguísticas de formação e de investigação em universidades públicas portuguesas: das tensões a eixos de reflexão-ação
Autor: Pinto, Susana
Araújo e Sá, Maria Helena
Palavras-chave: Universidades públicas portuguesas
Políticas linguísticas educativas
Políticas linguísticas de investigação
Data: Jul-2020
Editora: Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Resumo: Este artigo foca um estudo com universidades públicas portuguesas com o objetivo de identificar e discutir crenças de responsáveis institucionais sobre: (i) o ensino e aprendizagem de línguas no ES; (ii) a utilização das línguas na investigação científica; (iii) o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais de educação e de investigação. Atores institucionais responsáveis pelas estratégias pedagógicas e pelas atividades de investigação em oito universidades públicas portuguesas responderam a um inquérito por questionário e participaram em entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam tendências comuns nas universidades e apontam para uma tensão entre, por um lado, a existência de práticas institucionais que se enquadram em políticas linguísticas de formação e de investigação apoiadas na quase exclusiva utilização da língua inglesa e, por outro lado, a valorização da diversificação do ensino-aprendizagem de línguas no ensino superior e a necessidade de uma ciência mais plurilingue que privilegie o português como língua de ciência. Os resultados permitem delinear um conjunto de linhas de reflexão-ação dirigidas às instituições de ensino superior portuguesas, visando o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais multilingues.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/28981
DOI: 0.24140/issn.1645-7250.rle47.07
ISSN: 1645-7250
Versão do Editor: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7136
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