Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28981
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Susanapt_PT
dc.contributor.authorAraújo e Sá, Maria Helenapt_PT
dc.date.accessioned2020-07-31T10:39:48Z-
dc.date.available2020-07-31T10:39:48Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.issn1645-7250pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28981-
dc.description.abstractEste artigo foca um estudo com universidades públicas portuguesas com o objetivo de identificar e discutir crenças de responsáveis institucionais sobre: (i) o ensino e aprendizagem de línguas no ES; (ii) a utilização das línguas na investigação científica; (iii) o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais de educação e de investigação. Atores institucionais responsáveis pelas estratégias pedagógicas e pelas atividades de investigação em oito universidades públicas portuguesas responderam a um inquérito por questionário e participaram em entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam tendências comuns nas universidades e apontam para uma tensão entre, por um lado, a existência de práticas institucionais que se enquadram em políticas linguísticas de formação e de investigação apoiadas na quase exclusiva utilização da língua inglesa e, por outro lado, a valorização da diversificação do ensino-aprendizagem de línguas no ensino superior e a necessidade de uma ciência mais plurilingue que privilegie o português como língua de ciência. Os resultados permitem delinear um conjunto de linhas de reflexão-ação dirigidas às instituições de ensino superior portuguesas, visando o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais multilingues.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologiaspt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F84560%2F2012/PTpt_PT
dc.relationUIDB/00194/2020pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectUniversidades públicas portuguesaspt_PT
dc.subjectPolíticas linguísticas educativaspt_PT
dc.subjectPolíticas linguísticas de investigaçãopt_PT
dc.titlePolíticas linguísticas de formação e de investigação em universidades públicas portuguesas: das tensões a eixos de reflexão-açãopt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage99pt_PT
degois.publication.lastPage113pt_PT
degois.publication.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
degois.publication.volume47pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7136pt_PT
dc.identifier.doi0.24140/issn.1645-7250.rle47.07pt_PT
dc.identifier.essn1645-7250pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pinto & Araújo e Sá.pdf385.17 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.