Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/28981
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto, Susana | pt_PT |
dc.contributor.author | Araújo e Sá, Maria Helena | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2020-07-31T10:39:48Z | - |
dc.date.available | 2020-07-31T10:39:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-07 | - |
dc.identifier.issn | 1645-7250 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/28981 | - |
dc.description.abstract | Este artigo foca um estudo com universidades públicas portuguesas com o objetivo de identificar e discutir crenças de responsáveis institucionais sobre: (i) o ensino e aprendizagem de línguas no ES; (ii) a utilização das línguas na investigação científica; (iii) o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais de educação e de investigação. Atores institucionais responsáveis pelas estratégias pedagógicas e pelas atividades de investigação em oito universidades públicas portuguesas responderam a um inquérito por questionário e participaram em entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam tendências comuns nas universidades e apontam para uma tensão entre, por um lado, a existência de práticas institucionais que se enquadram em políticas linguísticas de formação e de investigação apoiadas na quase exclusiva utilização da língua inglesa e, por outro lado, a valorização da diversificação do ensino-aprendizagem de línguas no ensino superior e a necessidade de uma ciência mais plurilingue que privilegie o português como língua de ciência. Os resultados permitem delinear um conjunto de linhas de reflexão-ação dirigidas às instituições de ensino superior portuguesas, visando o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais multilingues. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F84560%2F2012/PT | pt_PT |
dc.relation | UIDB/00194/2020 | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Universidades públicas portuguesas | pt_PT |
dc.subject | Políticas linguísticas educativas | pt_PT |
dc.subject | Políticas linguísticas de investigação | pt_PT |
dc.title | Políticas linguísticas de formação e de investigação em universidades públicas portuguesas: das tensões a eixos de reflexão-ação | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 99 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 113 | pt_PT |
degois.publication.title | Revista Lusófona de Educação | pt_PT |
degois.publication.volume | 47 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7136 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 0.24140/issn.1645-7250.rle47.07 | pt_PT |
dc.identifier.essn | 1645-7250 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos DEP - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pinto & Araújo e Sá.pdf | 385.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.