Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/28792
Título: Estudo das atitudes em relação à estatística de estudantes do 3º ciclo do ensino básico
Autor: Morais, Ana Julieta Oliveira
Orientador: Freitas, Adelaide de Fátima Baptista Valente
Palavras-chave: Atitudes
Estatística
Educação estatística
Investigação
SATS 36
Estudantes
Ensino básico
Tradução
Retro tradução
Data de Defesa: Dez-2019
Resumo: A atitude dos estudantes em relação à Estatística é um tema amplamente investigado a nível do ensino universitário. Para estudantes do 3º ciclo do ensino básico, população alvo deste estudo, são ainda raros (mesmo a nível internacional) os trabalhos que se encontram na literatura. Neste trabalho foi efetuada uma adaptação transcultural ao contexto educacional português do instrumento de medida selecionado, a escala de atitudes em relação à Estatística SATS 36© (Survey of Attitudes Toward Statistics©, versão Pos). A escala adaptada, com a adição de 6 questões sobre características dos estudantes, foi aplicada a um conjunto de 232 estudantes, com idades compreendidas entre 12 e 18 anos. Usando uma análise fatorial confirmatória, verificou-se que o modelo fatorial original proposto pela autora de SATS 36© e o modelo fatorial recentemente proposto na literatura, adequado para estudantes do ensino médio e secundário na Estónia, não se ajustam aos dados recolhidos sobre os estudantes do 3º ciclo do ensino português. Este facto levou à construção de um novo modelo, de 4 fatores, usando Análise Fatorial Exploratória. Constatou-se que, embora distintos, os modelos português e estonianos construídos para este nível de ensino apresentam um estrutura bastante similar.
Students' attitude towards statistics is a highly researched subject at the university level. However, with students of the 3rd cycle of basic education, the focus of this study, there are still few studies found in the literature. In this work, a cross-cultural adaptation to the educational context of the selected measuring instrument SATS 36 © (Survey of Attitudes Toward Statistics©, Pos) was performed. The adapted scale, with the addition of 6 student resource questions, was applied to 232 students aged 12 to 18 years. Using Confirmatory Factor Analysis, it was found that the original factor model proposed by the author of SATS 36 © and a factorial model recently approached in the literature, suitable for high school students in Estonia, do not fit the data collected on students of the 3rd cycle of Portuguese education. This fact led to the construction of a new 4-factor model using Exploratory Factor Analysis. Although distinct, the english and estonian models built for this level of education exhibited a very similar structure.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28792
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Julieta Oliveira Morais.pdf1.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.