Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/28792
Title: | Estudo das atitudes em relação à estatística de estudantes do 3º ciclo do ensino básico |
Author: | Morais, Ana Julieta Oliveira |
Advisor: | Freitas, Adelaide de Fátima Baptista Valente |
Keywords: | Atitudes Estatística Educação estatística Investigação SATS 36 Estudantes Ensino básico Tradução Retro tradução |
Defense Date: | Dec-2019 |
Abstract: | A atitude dos estudantes em relação à Estatística é um tema
amplamente investigado a nível do ensino universitário. Para
estudantes do 3º ciclo do ensino básico, população alvo deste
estudo, são ainda raros (mesmo a nível internacional) os trabalhos
que se encontram na literatura.
Neste trabalho foi efetuada uma adaptação transcultural ao
contexto educacional português do instrumento de medida
selecionado, a escala de atitudes em relação à Estatística SATS 36©
(Survey of Attitudes Toward Statistics©, versão Pos). A escala
adaptada, com a adição de 6 questões sobre características dos
estudantes, foi aplicada a um conjunto de 232 estudantes, com
idades compreendidas entre 12 e 18 anos.
Usando uma análise fatorial confirmatória, verificou-se que o
modelo fatorial original proposto pela autora de SATS 36© e o
modelo fatorial recentemente proposto na literatura, adequado
para estudantes do ensino médio e secundário na Estónia, não se
ajustam aos dados recolhidos sobre os estudantes do 3º ciclo do
ensino português. Este facto levou à construção de um novo
modelo, de 4 fatores, usando Análise Fatorial Exploratória.
Constatou-se que, embora distintos, os modelos português e
estonianos construídos para este nível de ensino apresentam um
estrutura bastante similar. Students' attitude towards statistics is a highly researched subject at the university level. However, with students of the 3rd cycle of basic education, the focus of this study, there are still few studies found in the literature. In this work, a cross-cultural adaptation to the educational context of the selected measuring instrument SATS 36 © (Survey of Attitudes Toward Statistics©, Pos) was performed. The adapted scale, with the addition of 6 student resource questions, was applied to 232 students aged 12 to 18 years. Using Confirmatory Factor Analysis, it was found that the original factor model proposed by the author of SATS 36 © and a factorial model recently approached in the literature, suitable for high school students in Estonia, do not fit the data collected on students of the 3rd cycle of Portuguese education. This fact led to the construction of a new 4-factor model using Exploratory Factor Analysis. Although distinct, the english and estonian models built for this level of education exhibited a very similar structure. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28792 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DMat - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Julieta Oliveira Morais.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.