Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/5646
Título: | A expressão artística na educação, um meio de comunicação |
Autor: | Santana, Helena |
Palavras-chave: | Espectáculo Multimédia Performance Educação Novas tecnologias da educação Happening |
Data: | 2005 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Resumo: | Os espectáculos multimedia e de performance definem um novo conceito artístico. A interacção entre dos diferentes média, artes do palco, espaços e tempos, áreas e conceitos, definem um objecto artístico onde diferentes expressões e culturas se integram e interagem. A criação destes espectáculos, espaços de arte multifacetados, através da coexistência de materiais e saberes divergentes, e simultaneamente convergentes, permite, em espaços multiculturais, a convergência de diferentes meios de produção artística e das novas tecnologias da comunicação e a interacção de diferentes domínios do saber na criação de objectos unos e plurais. A escola, local de convergência e vivência de uma comunidade que, pela sua natureza e diversidade se manifesta sempre aberta a novas experiências, revela-se um local propício para a sua realização e concepção. A aquisição de conhecimentos e o estudo direccionado e vocacionado para um objectivo comum, potencia o processo de ensino aprendizagem e a aquisição de um conjunto de conhecimentos que de outra forma não seria possível integrar na sua formação. Presentes, as diferentes culturas e áreas do saber, encaminham o artista, o criador, o aluno, em diversas áreas do conhecimento que, comunicando e interagindo nas diferentes áreas, desenvolvem o conhecimento e o ser humano. Estas acções, únicas, excelentes formas de expressão e comunicação tanto artística como humana e científica, potenciam o processo de ensino aprendizagem, e, através de uma multiculturalidade marcada, facilitam o processo de inclusão e aceitação do novo. Este trabalho pretende elucidar os aspectos focados contribuindo para a utilização e o conhecimento desta forma de criação artística mostrando a pertinência da sua inclusão no acto educativo. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/5646 |
ISSN: | 1646-1193 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
expressão artistica eseg 05.pdf | documento principal | 1.05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.