Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/4780
Título: | Brincar com o inglês: um estudo no jardim de infância |
Autor: | Coelho, Daniela Maria Jorge |
Orientador: | Andrade, Ana Isabel de Oliveira |
Palavras-chave: | Didáctica das línguas Língua inglesa Língua inglesa Crianças pequenas |
Data de Defesa: | 2007 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se compreender de que forma o jogo pode
rentabilizar as sessões de sensibilização ao Inglês Língua Estrangeira no pré-
-escolar. Para tal, concebeu-se e colocou-se em prática um Plano de
Intervenção constituído por diferentes jogos, que um grupo de crianças de três
anos de uma instituição de educação pré-escolar experienciou. Analisa-se a
qualidade das situações de contacto com a língua estrangeira por parte das
crianças, pela observação das videogravações das sessões, tendo como
pontos de referência de qualidade o envolvimento e o bem-estar das crianças
enquanto jogam cada um dos jogos propostos. Os resultados apontam para
níveis elevados de envolvimento nos jogos por parte das crianças, o que
evidencia uma relação positiva com a língua estrangeira. Com base nestes
resultados, apresentam-se algumas sugestões para educadores e professores
interessados em oferecer sessões de sensibilização ao Inglês no pré-escolar. This dissertation aims at finding out how games may evolve the sessions of sensitisation to a foreign language. For that purpose we elaborated an Intervention Plan which includes different games to be played by a group of three-year-old children who attended a pre-school establishment. The quality of the situations of contact with the foreign language will be examined through the observation of the videorecorded sessions, having as quality reference points the involvement and well-being of the children while playing the suggested games. The results, which revealed a high level of involvement and, therefore, a positive relation of the children with the foreign language, will allow us to offer some suggestions for the kindergartner teachers and caretakers interested in offering their pre-school children an opportunity to have sessions of sensitisation to English as a foreign language. |
Descrição: | Mestrado em Didáctica de Línguas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4780 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007001412.pdf | 630.36 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.