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Título: É desejável? Sim! É possível? Sim! Inclusão de jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino superior
Autor: Machado, Marisa Maia
Santos, Paula
Espe-Sherwindt, Marilyn
Palavras-chave: Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Ensino Superior
Inclusão
Projeto INclUA
Data: 2020
Editora: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial
Resumo: Após a conclusão da escolaridade obrigatória, tal como acontece com os seus pares, há jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID), com limitações ao nível do funcionamento intelectual e do Comportamento Adaptativo, que desejam continuar a sua formação académica. Apesar do aumento das iniciativas de inclusão curricular no Ensino Superior (ES) para pessoas com DID, ao nível internacional, constata-se que, em Portugal, é ainda um processo relativamente recente. O presente estudo, enquadrado no Projeto INclUA, alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas - Educação de Qualidade e Reduzir as Desigualdades -, realçando a importância central da educação e formação, no sentido de procurar inverter atrasos e evitar exclusões, com impactos diretos no bem-estar e promovendo a aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas. A sua finalidade é compreender o processo de inclusão de uma jovem adulta com DID em contexto universitário, a partir das vozes das docentes de uma unidade curricular da oferta educativa regular universitária, que a mesma frequentou plenamente durante um semestre. Assim, objetiva-se conhecer as perceções de docentes universitárias sobre a participação de uma jovem com DID nas aulas da UC regular de um curso de licenciatura por que eram responsáveis, durante um semestre letivo, identificando fatores facilitadores do processo de inclusão. O presente estudo insere-se numa investigação mais ampla, em curso. Para a recolha de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada. Os resultados preliminares obtidos a partir dos dados gerados sugerem que, com suportes e as metodologias pedagógicas apropriadas, é desejável, desejada e possível a inclusão de jovens com DID em UC da oferta educativa regular do ES.
Upon completion of high education, as well as their peers, there are young people with Intellectual and Developmental Disabilities (IDD), with limitations in intellectual functioning and Adaptive Behavior, who wish to continue their academic education. Despite the increase of inclusive curricular initiatives in Higher Education (HE) for people with IDD at the international level, it is clear that in Portugal it is still a relatively recent process. This study, framed in the INclUA Project, aligns with the United Nations Sustainable Development Goals - Quality Education and Reducing Inequalities - highlighting the central importance of education and training in seeking to reverse delays and avoid exclusion with direct impacts on well-being and promoting lifelong learning for all people. The purpose of this study is to understand the process of inclusion of a young adult with IDD in a university context, based on the voices of the teachers responsible for a curricular unit (CU) she attained, within the regular HE Institution offer. Thus, it aims to identify the perceptions of the responsible HE teachers, about the participation of a young woman with IDD in the classes of a regular CU of a bachelor degree course, during a semester, identifying facilitating factors faced within the inclusion process. This study is part of a broader ongoing investigation. For data collection, a semistructured interview was used. Preliminary results obtained from the generated data suggest that, with appropriate support and pedagogical methodologies, it is desirable, desired and possible to include young people with IDD in curricular units of the HE Institution regular offer.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32580
ISBN: 978-989-97306-3-2
Versão do Editor: https://vicongressoproinclusao.weebly.com/
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