Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/32301
Título: Contribuições da educação experiencial para uma educação infantil para todos
Outros títulos: Contributions of the experiential education to early childhood education for all
Autor: Souza, Thaís Oliveira de
Bento, Gabriela
Portugal, Gabriela
Palavras-chave: Educação infantil
Educação experiencial
Brincar
Bem-estar
Envolvimento
Data: 2019
Editora: Unitins
Resumo: Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a necessidade de promover uma Educação Infantil atenta à diversidade e individualidade de cada criança. Partindo de uma análise breve em torno dos objetivos oficiais brasileiros e portugueses, relativos à Educação Infantil, refletimos sobre o potencial do brincar para a promoção de aprendizagens e desenvolvimento e propomos a Educação Experiencial (EDEX) como abordagem educativa promotora de um ambiente de respeito pelos ritmos e necessidades de cada criança. À luz da EDEX, o educador deve avaliar e regular a sua intervenção a partir da leitura que faz do brincar, planejando a ação educativa de forma consequente, de acordo com os sinais de bem-estar e envolvimento evidenciados pelas crianças. Dessa forma, será possível aceder a práticas pedagógicas mais inclusivas, atentas à realidade de cada criança e enquadradas nos objetivos oficiais para a Educação Infantil, o que deve ser considerado na formação docente.
In this article we present a reflection about the need to promote an Early Childhood Education that is attentive to the diversity and individuality of each child. Based on a brief analysis of the Brazilian and Portuguese official goals for early childhood education, we reflect on the potential of play to promote learning and development and propose Experiential Education (EDEX) as an educational approach that promotes an environment of respect for rhythms and needs of each child. Following EDEX, the educator should evaluate and regulate his intervention based on his analysis of play, planning the educational action according to the signs of well-being and involvement evidenced by the children. In this way, it will be possible to access more inclusive pedagogical practices, attentive to the reality of each child and achieve the official goals for early childhood education, what must be considering on the training of early childhood teacher education.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32301
ISSN: 2358-8322
Versão do Editor: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1518
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1518-Texto do artigo-6441-1-10-20191111.pdf279.5 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.