Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/31668
Título: Abordagem transversal do ensino e aprendizagem da Língua Materna e promoção de uma educação para a cidadania global
Outros títulos: Transversal Approach of Teaching and Learning of the Mother Tongue and Promotion of na Education for Global Citizenship
Autor: Sá, Cristina Manuela
Mesquita, Luciana
Palavras-chave: Educação para a cidadania global
Transversalidade da língua materna
Ensino e aprendizagem da língua materna
Transversality of the mother tongue
Education for global citizenship
Teaching and learning the mother tongue.
Data: 2020
Editora: Universidade do Estado do Pará
Resumo: A sociedade do séc. XXI apresenta algumas características nunca antes observadas, dentre as quais se destaca a globalização associada a constantes mutações. Por ser uma nova sociedade, requer um novo modelo educativo, que deverá ser centrado em competências de natureza variada, que dizem respeito a todas as áreas do saber. É fácil de perceber que, neste contexto, o ensino e aprendizagem da língua materna ocupam um lugar de destaque, pois conduzem ao desenvolvimento de competências transversais relacionadas com a comunicação oral e escrita, essenciais para a integração social e o exercício de uma cidadania crítica e interventiva. Neste texto, refletimos sobre a relação entre o ensino e aprendizagem da língua materna e a promoção de uma educação para a cidadania global a partir de estudos que desenvolvemos.
The 21st century society presents some original characteristics, namely globalization generating a tendency to permanent change. Being a new society, it requires a new model of education, focused on competencies of several natures and related with all areas of knowledge. It is easy to understand how relevant is the role played by the teaching and learning of the mother tongue in this context, taking into account the fact that they contribute to the development of transversal competencies in oral and written communication, essential for social integration and the exercise of a critical and active citizenship. In this text, we reflect on the interaction between the teaching and learning of the mother tongue and the promotion of an education for global citizenship based on studies we have developed.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31668
ISSN: 2237-0315
Versão do Editor: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3061
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3061-8562-1-PB.pdf710.08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.