Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSá, Cristina Manuelapt_PT
dc.contributor.authorMesquita, Lucianapt_PT
dc.date.accessioned2021-07-27T11:36:36Z-
dc.date.available2021-07-27T11:36:36Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn2237-0315pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/31668-
dc.description.abstractA sociedade do séc. XXI apresenta algumas características nunca antes observadas, dentre as quais se destaca a globalização associada a constantes mutações. Por ser uma nova sociedade, requer um novo modelo educativo, que deverá ser centrado em competências de natureza variada, que dizem respeito a todas as áreas do saber. É fácil de perceber que, neste contexto, o ensino e aprendizagem da língua materna ocupam um lugar de destaque, pois conduzem ao desenvolvimento de competências transversais relacionadas com a comunicação oral e escrita, essenciais para a integração social e o exercício de uma cidadania crítica e interventiva. Neste texto, refletimos sobre a relação entre o ensino e aprendizagem da língua materna e a promoção de uma educação para a cidadania global a partir de estudos que desenvolvemos.pt_PT
dc.description.abstractThe 21st century society presents some original characteristics, namely globalization generating a tendency to permanent change. Being a new society, it requires a new model of education, focused on competencies of several natures and related with all areas of knowledge. It is easy to understand how relevant is the role played by the teaching and learning of the mother tongue in this context, taking into account the fact that they contribute to the development of transversal competencies in oral and written communication, essential for social integration and the exercise of a critical and active citizenship. In this text, we reflect on the interaction between the teaching and learning of the mother tongue and the promotion of an education for global citizenship based on studies we have developed.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade do Estado do Parápt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00194%2F2019/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação para a cidadania globalpt_PT
dc.subjectTransversalidade da língua maternapt_PT
dc.subjectEnsino e aprendizagem da língua maternapt_PT
dc.subjectTransversality of the mother tonguept_PT
dc.subjectEducation for global citizenshippt_PT
dc.subjectTeaching and learning the mother tongue.pt_PT
dc.titleAbordagem transversal do ensino e aprendizagem da Língua Materna e promoção de uma educação para a cidadania globalpt_PT
dc.title.alternativeTransversal Approach of Teaching and Learning of the Mother Tongue and Promotion of na Education for Global Citizenshippt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage315pt_PT
degois.publication.lastPage332pt_PT
degois.publication.titleRevista Cocarpt_PT
degois.publication.volume8pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3061pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3061-8562-1-PB.pdf710.08 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.