Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30081
Title: Ontogénese pessoal e social dos racionais
Author: Vizinho, Isabel
Cabrita, Isabel
Keywords: Competências matemáticas
Alunos
Números Racionais não Negativos
Issue Date: May-2020
Publisher: Associação de Professores de Matemática
Abstract: As tarefas corporizam grande parte do trabalho que se faz em Matemática, determinante para o desenvolvimento da competência matemática dos alunos. Assim, é fundamental atender-se a rigorosos critérios de adequabilidade. Para além disso, a sua sequenciação tem de ser devidamente pensada e fundamentada, tentando-se um equilíbrio entre a filogénese histórico-cultural e a respetiva filogénese institucional que potencie a ontogénese pessoal e social do constructo em causa. Este artigo foca-se numa sequência didática, assente em tarefas, centrada nos Números Racionais não Negativos, que se inicia no Pré-Escolar e se prolonga até ao 1.º Ciclo do ensino básico, refletindo-se sobre aspetos que se prendem com a peri-execução, a ação e o pós-ação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/30081
ISBN: 978-972-8768-72-0
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_ontog_pes_soc_rac.pdf19.13 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.