Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVizinho, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt_PT
dc.date.accessioned2020-12-15T16:36:58Z-
dc.date.available2020-12-15T16:36:58Z-
dc.date.issued2020-05-
dc.identifier.isbn978-972-8768-72-0pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/30081-
dc.description.abstractAs tarefas corporizam grande parte do trabalho que se faz em Matemática, determinante para o desenvolvimento da competência matemática dos alunos. Assim, é fundamental atender-se a rigorosos critérios de adequabilidade. Para além disso, a sua sequenciação tem de ser devidamente pensada e fundamentada, tentando-se um equilíbrio entre a filogénese histórico-cultural e a respetiva filogénese institucional que potencie a ontogénese pessoal e social do constructo em causa. Este artigo foca-se numa sequência didática, assente em tarefas, centrada nos Números Racionais não Negativos, que se inicia no Pré-Escolar e se prolonga até ao 1.º Ciclo do ensino básico, refletindo-se sobre aspetos que se prendem com a peri-execução, a ação e o pós-ação.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetências matemáticaspt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectNúmeros Racionais não Negativospt_PT
dc.titleOntogénese pessoal e social dos racionaispt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage289pt_PT
degois.publication.lastPage332pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleContributos para o desenvolvimento do sentido do número racionalpt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_ontog_pes_soc_rac.pdf19.13 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.