Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/30081
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vizinho, Isabel | pt_PT |
dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2020-12-15T16:36:58Z | - |
dc.date.available | 2020-12-15T16:36:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-05 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-8768-72-0 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/30081 | - |
dc.description.abstract | As tarefas corporizam grande parte do trabalho que se faz em Matemática, determinante para o desenvolvimento da competência matemática dos alunos. Assim, é fundamental atender-se a rigorosos critérios de adequabilidade. Para além disso, a sua sequenciação tem de ser devidamente pensada e fundamentada, tentando-se um equilíbrio entre a filogénese histórico-cultural e a respetiva filogénese institucional que potencie a ontogénese pessoal e social do constructo em causa. Este artigo foca-se numa sequência didática, assente em tarefas, centrada nos Números Racionais não Negativos, que se inicia no Pré-Escolar e se prolonga até ao 1.º Ciclo do ensino básico, refletindo-se sobre aspetos que se prendem com a peri-execução, a ação e o pós-ação. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Associação de Professores de Matemática | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Competências matemáticas | pt_PT |
dc.subject | Alunos | pt_PT |
dc.subject | Números Racionais não Negativos | pt_PT |
dc.title | Ontogénese pessoal e social dos racionais | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 289 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 332 | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
degois.publication.title | Contributos para o desenvolvimento do sentido do número racional | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_ontog_pes_soc_rac.pdf | 19.13 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.