Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/30081
Title: | Ontogénese pessoal e social dos racionais |
Author: | Vizinho, Isabel Cabrita, Isabel |
Keywords: | Competências matemáticas Alunos Números Racionais não Negativos |
Issue Date: | May-2020 |
Publisher: | Associação de Professores de Matemática |
Abstract: | As tarefas corporizam grande parte do trabalho que se faz em Matemática, determinante para o desenvolvimento da competência matemática dos alunos. Assim, é fundamental atender-se a rigorosos critérios de adequabilidade. Para além disso, a sua sequenciação tem de ser devidamente pensada e fundamentada, tentando-se um equilíbrio entre a filogénese histórico-cultural e a respetiva filogénese institucional que potencie a ontogénese pessoal e social do constructo em causa. Este artigo foca-se numa sequência didática, assente em tarefas, centrada nos Números Racionais não Negativos, que se inicia no Pré-Escolar e se prolonga até ao 1.º Ciclo do ensino básico, refletindo-se sobre aspetos que se prendem com a peri-execução, a ação e o pós-ação. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30081 |
ISBN: | 978-972-8768-72-0 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_ontog_pes_soc_rac.pdf | 19.13 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.