Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/28677
Título: Programação tangível para a inclusão e promoção das STEM: contributos do projeto para a formação continuada de professores
Autor: Guerra, Cecília
Moreira, Filipe
Loureiro, Maria José
Cabrita, Isabel
Palavras-chave: Programação tangível
Inclusão
Educação STEM
Formação contínua de professores
Data: 22-Abr-2020
Editora: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal.
Resumo: O pensamento computacional tem sido destacado como uma importante competência do século XXI. A programação tangível constitui-se uma poderosa via para o seu desenvolvimento. Permite uma aprendizagem ativa dos alunos desde o início da escolaridade, pode contribuir para práticas inclusivas e aliar-se a uma abordagem curricular integradora e flexível nas áreas STEM - Science, Technology, Engineering and Mathematics. Foram estes os pressupostos do projeto TangIn “Tangible programming & inclusion”, cujo principal objetivo foi (co)desenvolver um kit didático para apoiar a utilização da programação tangível em contexto escolar. Este artigo foca-se na apresentação do Projeto e na apresentação dos resultados da avaliação dos eventos realizados na Bulgária, Espanha, Letónia e Portugal para disseminação da referida toolbox.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/28677
ISSN: 2184-7436
Versão do Editor: https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/13
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos
DigiMedia - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo principal.pdf522.69 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.