Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/26537
Título: | Matemática e recursos educativos digitais: um estudo sobre as repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEB |
Autor: | Damas, Maria Manuel Cabrita, Isabel Loureiro, Maria José |
Palavras-chave: | Matemática Recursos Educativos Digitais (RED) Ensino Aprendizagem |
Data: | 2018 |
Editora: | Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas |
Resumo: | Os recursos didáticos mais utilizados pelos professores na escolaridade básica são, tradicionalmente, os disponibilizados por editoras escolares. Presentemente, estas instituições/estruturas desenvolvem recursos educativos digitais (RED), que as condições da maior parte das escolas permitem usar. O presente estudo surge no sentido de compreender como é que, em escolas da rede pública portuguesas, o uso daqueles RED se repercute no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1o Ciclo do Ensino Básico. Mais concretamente, pretende-se: (i) averiguar se os professores os usam ou não e porquê; (ii) caracterizar os mais usados; (iii) analisar as finalidades e as práticas letivas quando os usam; (iv) averiguar se os alunos os usam ou não fora da sala de aula e porquê; (v) identificar para que fins e como os usam e analisar se o seu uso promove uma mais sólida aprendizagem da matemática. Enquadra-se este estudo num paradigma construtivista–interpretativo, de natureza predominantemente qualitativa e design de estudo de caso (Bogdan & Biklen, 1994). No âmbito desta comunicação, apresentam-se alguns resultados preliminares relativos ao primeiro objetivo que o estudo persegue. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26537 |
ISBN: | 978-84-945722-3-4 |
Versão do Editor: | http://www.cibem.org/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB501-600.pdf |
Aparece nas coleções: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.