Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26537
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDamas, Maria Manuelpt_PT
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorLoureiro, Maria Josépt_PT
dc.date.accessioned2019-09-16T14:51:54Z-
dc.date.available2019-09-16T14:51:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-84-945722-3-4pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26537-
dc.description.abstractOs recursos didáticos mais utilizados pelos professores na escolaridade básica são, tradicionalmente, os disponibilizados por editoras escolares. Presentemente, estas instituições/estruturas desenvolvem recursos educativos digitais (RED), que as condições da maior parte das escolas permitem usar. O presente estudo surge no sentido de compreender como é que, em escolas da rede pública portuguesas, o uso daqueles RED se repercute no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1o Ciclo do Ensino Básico. Mais concretamente, pretende-se: (i) averiguar se os professores os usam ou não e porquê; (ii) caracterizar os mais usados; (iii) analisar as finalidades e as práticas letivas quando os usam; (iv) averiguar se os alunos os usam ou não fora da sala de aula e porquê; (v) identificar para que fins e como os usam e analisar se o seu uso promove uma mais sólida aprendizagem da matemática. Enquadra-se este estudo num paradigma construtivista–interpretativo, de natureza predominantemente qualitativa e design de estudo de caso (Bogdan & Biklen, 1994). No âmbito desta comunicação, apresentam-se alguns resultados preliminares relativos ao primeiro objetivo que o estudo persegue.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFederación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticaspt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147398/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectRecursos Educativos Digitais (RED)pt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleMatemática e recursos educativos digitais: um estudo sobre as repercussões no ensino e na aprendizagem no 1º CEBpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage85pt_PT
degois.publication.lastPage97pt_PT
degois.publication.locationAndújarpt_PT
degois.publication.titleVIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Libro de actaspt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.cibem.org/images/site/LibroActasCIBEM/ComunicacionesLibroActas_CB501-600.pdfpt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
14.pdf215.7 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.