Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/26070
Título: | Novos desafios societais no ensino das ciências e tecnologia: programa completo e resumos do V Seminário Ibero-Americano CTS e IX Seminário CTS |
Autor: | Martins, Isabel P. Vieira, Rui Marques |
Palavras-chave: | Ensino das ciências Tecnologias da informação e comunicação Formação de professores Desenvolvimento dos currículos Literacia científica Inovação tecnológica |
Data: | Jul-2016 |
Editora: | UA Editora |
Resumo: | O papel e a importância da Ciência e da Tecnologia (C&T) nas sociedades modernas atuais é, especialmente desde o último quartel do Século XX, inquestionável, em particular para a coesão e desenvolvimento económico e social. Os argumentos teóricos e suas implicações práticas têm sido usados por muitos para reforçar a relevância da educação, nomeadamente a educação científica, para esse desenvolvimento. No entanto, o modo como tal pode ser atingido não é isento de controvérsias, pois continuam a proliferar propostas diferentes de organização curricular, de finalidades e objetivos da Educação em C&T, de estratégias, atividades e recursos a utilizar, de modelos de formação de professores e de avaliação de competências (Martins, Paixão e Vieira, em atas do III Seminário Ibérico CTS, 2004). Todavia, espera-se e exige-se que a educação permita a todos alcançar a mobilização de competências que sustentem tomada de posição e ou decisão em questões que compreendam relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. Estas interrelações têm sido o cerne da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). (...) |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26070 |
Aparece nas coleções: | CIDTFF - Livro DEP - Livro |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BookletV7_2.pdf | 14.03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.