Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/26070
Title: | Novos desafios societais no ensino das ciências e tecnologia: programa completo e resumos do V Seminário Ibero-Americano CTS e IX Seminário CTS |
Author: | Martins, Isabel P. Vieira, Rui Marques |
Keywords: | Ensino das ciências Tecnologias da informação e comunicação Formação de professores Desenvolvimento dos currículos Literacia científica Inovação tecnológica |
Issue Date: | Jul-2016 |
Publisher: | UA Editora |
Abstract: | O papel e a importância da Ciência e da Tecnologia (C&T) nas sociedades modernas atuais é, especialmente desde o último quartel do Século XX, inquestionável, em particular para a coesão e desenvolvimento económico e social. Os argumentos teóricos e suas implicações práticas têm sido usados por muitos para reforçar a relevância da educação, nomeadamente a educação científica, para esse desenvolvimento. No entanto, o modo como tal pode ser atingido não é isento de controvérsias, pois continuam a proliferar propostas diferentes de organização curricular, de finalidades e objetivos da Educação em C&T, de estratégias, atividades e recursos a utilizar, de modelos de formação de professores e de avaliação de competências (Martins, Paixão e Vieira, em atas do III Seminário Ibérico CTS, 2004). Todavia, espera-se e exige-se que a educação permita a todos alcançar a mobilização de competências que sustentem tomada de posição e ou decisão em questões que compreendam relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade. Estas interrelações têm sido o cerne da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). (...) |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26070 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Livro DEP - Livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BookletV7_2.pdf | 14.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.