Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/17896
Título: | Recursos digitais de apoio ao ensino das funções exponencial e logarítmica |
Autor: | Monteiro, Filipe Nunes |
Orientador: | Seabra, Dina Fernanda da Costa Oliveira, Maria Paula de Sousa |
Palavras-chave: | Matemática para professores Didáctica da matemática - 12º Ano Ensino assistido por computador Planeamento de currículos Funções logarítmicas Recursos digitais Funções exponenciais |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Pretende-se com este trabalho a criação de exercícios parametrizados,
recorrendo a software \open source", sobre as funções exponencial e
logarítmica, para a disciplina da Matemática do 12.o ano de escolaridade,
tendo por base as Metas Curriculares da Matemática para o
Ensino Secundário. A construção destes recursos digitais de apoio ao
ensino, proporciona aos alunos materiais para um estudo continuado,
potenciando novas oportunidades de aprendizagem, conduzindo deste
modo a uma maior consolidação de conhecimentos e autonomia no
estudo, nomeadamente pelo feedback imediato que o aluno recebe
ao responder a uma dada questão, usando uma plataforma de apoio
ao ensino. Ambiciona-se ainda com este trabalho, dar a conhecer a
base de programação dos exercícios parametrizados criados, através da
construção de um complemento ao tutorial existente para introdução a
programação Python/Sage, como auxiliar na aprendizagem desta linguagem.
Descrevem-se neste documento alguns dos procedimentos
utilizados na construção dos exercícios criados, com o objetivo de facilitar
a novos utilizadores a criação de outros exercícios. The aim of this study is to create parameterized exercises, using open source software on exponential and logarithmic functions for the subject of Mathematics for the 12th grade, based on the Mathematics Curricular Goals. The construction of these digital resources to support teaching, provides materials for continuous study, fostering new learning opportunities, thereby leading to a greater knowledge consolidation and autonomous study, including the immediate feedback that students receive after an answer on a given matter. The questions are available on a online platform to support teaching. Another aim of this study was to disclose the programming basis of parameterized exercises created, through the construction of an introductory tutorial on programming on Python/Sage, as an aid in learning this language. In this tutorial some of the procedures used in the construction of exercises are described in order to facilitate the creation of new exercises, by unexperienced users. |
Descrição: | Mestrado em Matemática para Professores |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17896 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DMat - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese de Filipe Nunes Monteiro.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.