Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/16378
Título: | Lecto-escrita na educação pré-escolar |
Autor: | Cravo, Catarina Rocha |
Orientador: | Sá, Cristina |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Linguagem oral Desenvolvimento da linguagem Linguagem escrita Estratégias da aprendizagem Géneros literários Análise de conteúdo (Informação) |
Data de Defesa: | 2015 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente estudo pretende desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, fazendo-as descobrir novos aspetos da escrita, relacionados com a estruturação de textos, e envolverem-se em atividades centradas na abordagem da escrita tomando a leitura como ponto de partida. Paralelamente trabalhamos com as crianças estratégias centradas na decifração de textos e na realização de registos escritos.
Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e estruturação de textos, a partir das atividades em que estas participaram.
A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da entrevista e desenvolvido competências relacionadas com a compreensão na leitura e a produção de textos escritos. This study aims to develop competencies in reading comprehension and written expression in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the reflection on the structure of a text genre (the interview). With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which the children were supposed to take part in activities leading to the production of a written interview after having analyzed the structure of one the educator had read to them. The same activities were used to introduce these children to reading and writing words, phrases and sentences. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, both in reading comprehension and written expression, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had acquired knowledge concerning a text genre (the interview) and developed competences in reading comprehension and written expression. Cette étude avait pour but de développer des compétences en compréhension et expression écrite chez des enfants âgés entre 3 et 5 ans à travers la réflexion sur la structure d’un type/genre textuel (l’interview). Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches qui visaient la production d’une interview écrite à partir de l’analyse d’un texte de ce genre que l’on avait lu aux enfants. Parallèlement, les enfants étaient invités à lire/écrire des mots, expressions et phrases. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension et production écrites, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient acquis des connaissances concernant la structure de l’interview et amélioré leurs compétences en compréhension et production écrite. |
Descrição: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/16378 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.