Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/16378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Cristinapt
dc.contributor.authorCravo, Catarina Rochapt
dc.date.accessioned2016-11-30T10:38:23Z-
dc.date.available2016-11-30T10:38:23Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/16378-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente estudo pretende desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, fazendo-as descobrir novos aspetos da escrita, relacionados com a estruturação de textos, e envolverem-se em atividades centradas na abordagem da escrita tomando a leitura como ponto de partida. Paralelamente trabalhamos com as crianças estratégias centradas na decifração de textos e na realização de registos escritos. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e estruturação de textos, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da entrevista e desenvolvido competências relacionadas com a compreensão na leitura e a produção de textos escritos.pt
dc.description.abstractThis study aims to develop competencies in reading comprehension and written expression in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the reflection on the structure of a text genre (the interview). With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention in which the children were supposed to take part in activities leading to the production of a written interview after having analyzed the structure of one the educator had read to them. The same activities were used to introduce these children to reading and writing words, phrases and sentences. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, both in reading comprehension and written expression, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had acquired knowledge concerning a text genre (the interview) and developed competences in reading comprehension and written expression.pt
dc.description.abstractCette étude avait pour but de développer des compétences en compréhension et expression écrite chez des enfants âgés entre 3 et 5 ans à travers la réflexion sur la structure d’un type/genre textuel (l’interview). Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches qui visaient la production d’une interview écrite à partir de l’analyse d’un texte de ce genre que l’on avait lu aux enfants. Parallèlement, les enfants étaient invités à lire/écrire des mots, expressions et phrases. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension et production écrites, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient acquis des connaissances concernant la structure de l’interview et amélioré leurs compétences en compréhension et production écrite.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectLinguagem oralpt
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt
dc.subjectLinguagem escritapt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectGéneros literáriospt
dc.subjectAnálise de conteúdo (Informação)pt
dc.subject.otherLinguagem Oral e Abordagem à Escritapt
dc.subject.otherTipos/géneros textuaispt
dc.subject.otherEntrevistapt
dc.subject.otherEducação Pré-Escolarpt
dc.titleLecto-escrita na educação pré-escolarpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201569272-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.