Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/16237
Título: Ambiente digital de aprendizagem promotor do desenvolvimento do raciocínio matemático em alunos com perturbações do espetro do Autismo
Autor: Santos, M. Isabel
Breda, Ana
Almeida, Ana Margarida
Palavras-chave: Perturbações do espetro de Autismo
Tecnologias de Informação e Comunicação
Raciocínio matemático
Inclusão
Acesso
Autism Spectrum Disorders
Information and Communication Technologies
Mathematical reasoning
Inclusion
Access
Data: Mai-2015
Editora: Universidade do Minho, Centro de Competência TIC do Instituto de Educação
Resumo: A utilização das tecnologias é considerada um meio eficaz para trabalhar conteúdos académicos com alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) possibilitando a criação de ambientes criativos e construtivos onde se podem desenvolver atividades diferenciadas, significativas e de qualidade. Contudo, o desenvolvimento de aplicações tecnológicas para crianças e jovens com PEA continua a merecer pouca atenção, nomeadamente no que respeita à promoção do raciocínio dedutivo, apesar desta ser uma área de grande interesse para indivíduos com esta perturbação. Para os alunos com PEA, o desenvolvimento do raciocínio matemático torna-se crucial, considerando a importância destas competências para o sucesso de uma vida autónoma. Estas evidências revelam o contributo inovador que o ambiente de aprendizagem descrito nesta comunicação poderá dar nesta área. O desenvolvimento deste ambiente começou por uma etapa de criação e validação de um modelo que permitiu especificar e prototipar a solução desenvolvida que oferece modalidades de adaptação dinâmica das atividades propostas ao perfil do utilizador, procurando promover o desenvolvimento do raciocínio matemático (indutivo e dedutivo). Considerando a heterogeneidade das PEA, o ambiente desenvolvido baseia-se em modalidades de adaptação dinâmica e em atividades ajustadas ao perfil dos utilizadores. Nesta comunicação procurámos dar a conhecer o trabalho de investigação já desenvolvido, bem como perspetivar a continuidade do trabalho a desenvolver.
The use of technology is considered an effective way to work academic content with students with Autism Spectrum Disorders (ASD) enabling the creation of creative and constructive environments where it can be developped diferentiated, meaningful and quality activities. However, the development of technological applications for children and youth with ASD continues to attract little attention, namely the ones regarding the promotion of deductive reasoning, although this is an area of great interest for individuals with this disorder. For students with ASD, the development of mathematical reasoning becomes crucial, considering the importance of these skills for a successful independent living. These evidences show the innovative contribution that the learning environment described in this communication may give in this area. The development of this environment started by a step of creation and validation of a model that allowed the specifying and the prototyping of a solution providing dynamic adaptation modalities of the proposed activities to the user's profile and seeks to promote the development of mathematical reasoning (inductive and deductive). Given the heterogeneity of ASD, the developed environment is based on modalities of dynamic adaptation and in activities adjusted to the user’s profile. In this communication we present the research work done till now and give a perspective of the continuity of the work to be done.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/16237
ISBN: 978-989-97374-3-3
Versão do Editor: http://www.nonio.uminho.pt/challenges2015/?page_id=496
Aparece nas coleções: CIDMA - Comunicações
AGG - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ambiente Digital de Aprendizagem.pdf182.54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.