Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/12943
Título: O 4º dedo na iniciação ao violino em grupo
Autor: Veloso, Sara
Orientador: Negreiros, Vasco
Palavras-chave: Ensino da música
Instrumentos musicais - Violino
Iniciação musical - Ensino básico 1º ciclo
Violino - Exercícios
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo pretende observar a introdução do 4.º dedo na iniciação ao violino em grupo, através da aplicação de exercícios originariamente concebidos para o efeito. Para a validação deste projecto participaram quatro grupos de alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, a frequentarem, simultaneamente, o 1.º ciclo do ensino regular e a iniciação ao violino. Após a aplicação dos exercícios, procedeu-se a uma análise da prestação de cada grupo, tendo em conta a assimilação da introdução do 4.º dedo, a execução final dos exercícios, bem como uma reflexão acerca da motivação inerente à aprendizagem em conjunto. Assim, o principal objectivo deste projecto é o de dar um contributo pessoal à prática violinística em grupo, neste caso, através da concepção de um conjunto de exercícios específicos para o 4.º dedo, de modo a funcionar como uma ferramenta de trabalho que sirva de auxílio aos professores de violino em grupo e de modo a potenciar a motivação dos alunos para a aprendizagem do instrumento com material didáctico adequado à sua faixa etária.
The present study aims to investigate the introduction of the 4th finger in violin initiation in groups, by applying exercises originally designed for this purpose.The validation of this project involved four groups of pupils aged between 6 and 8 years old, attending both primary school and preparatory violin school. After applying the exercises, we proceeded to an analysis of the performance of each group taking into account the assimilation of the introduction of the 4th finger, the final execution of the exercises, as well as a reflection on the inherent motivation of learning together. Thus, the main objective of this project is to make a personal contribution to violin group practice, in this case, by designing a set of specific exercises for the 4th finger so as to function as a working tool that can serve to aid violin teachers in groups and in order to promote the students' motivation for learning the instrument with appropriate didactic materials for their age.
Descrição: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12943
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdftese6.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.