Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12943
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNegreiros, Vascopt
dc.contributor.authorVeloso, Sarapt
dc.date.accessioned2014-12-05T14:33:41Z-
dc.date.available2014-12-05T14:33:41Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12943-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Músicapt
dc.description.abstractO presente estudo pretende observar a introdução do 4.º dedo na iniciação ao violino em grupo, através da aplicação de exercícios originariamente concebidos para o efeito. Para a validação deste projecto participaram quatro grupos de alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, a frequentarem, simultaneamente, o 1.º ciclo do ensino regular e a iniciação ao violino. Após a aplicação dos exercícios, procedeu-se a uma análise da prestação de cada grupo, tendo em conta a assimilação da introdução do 4.º dedo, a execução final dos exercícios, bem como uma reflexão acerca da motivação inerente à aprendizagem em conjunto. Assim, o principal objectivo deste projecto é o de dar um contributo pessoal à prática violinística em grupo, neste caso, através da concepção de um conjunto de exercícios específicos para o 4.º dedo, de modo a funcionar como uma ferramenta de trabalho que sirva de auxílio aos professores de violino em grupo e de modo a potenciar a motivação dos alunos para a aprendizagem do instrumento com material didáctico adequado à sua faixa etária.pt
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the introduction of the 4th finger in violin initiation in groups, by applying exercises originally designed for this purpose.The validation of this project involved four groups of pupils aged between 6 and 8 years old, attending both primary school and preparatory violin school. After applying the exercises, we proceeded to an analysis of the performance of each group taking into account the assimilation of the introduction of the 4th finger, the final execution of the exercises, as well as a reflection on the inherent motivation of learning together. Thus, the main objective of this project is to make a personal contribution to violin group practice, in this case, by designing a set of specific exercises for the 4th finger so as to function as a working tool that can serve to aid violin teachers in groups and in order to promote the students' motivation for learning the instrument with appropriate didactic materials for their age.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da músicapt
dc.subjectInstrumentos musicais - Violinopt
dc.subjectIniciação musical - Ensino básico 1º ciclopt
dc.subjectViolino - Exercíciospt
dc.subject.otherEnsino instrumentalpt
dc.subject.otheriniciaçãopt
dc.subject.othergrupopt
dc.subject.otherviolinopt
dc.subject.other4.º dedopt
dc.subject.otherexercíciospt
dc.titleO 4º dedo na iniciação ao violino em grupopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese6.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.