Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/10183
Título: Agentes pedagógicos animados em ambientes interactivos de aprendizagem
Autor: Faria, Joana
Cabrita, Isabel
Data: Mai-2008
Editora: Centro de Competência da Universidade do Minho
Resumo: A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), no processo de ensino e de aprendizagem das crianças e dos adultos, é já uma realidade, tornando-se comum, nas atividades letivas de qualquer nível de ensino, as tarefas serem suportadas pelo computador. No entanto, Bilkstein & Zuffo (2003) alertam para o facto de ser fundamental propor princípios para a construção de ambientes de aprendizagem alternativos, utilizando as tecnologias como matéria-prima de construção, superando o modo mais usual como têm vindo a ser utilizadas, ou seja, como meio de transmissão de informação. Os mesmos autores dizem que se torna, assim, necessário pensar na forma como são disponibilizadas as tecnologias e de que modo o seu uso pode desafiar as estruturas existentes em vez de as reforçar. Neste sentido, têm emergido novas propostas de ambientes virtuais interativos que procuram motivar os aprendentes para o desenvolvimento de capacidades e construção de conhecimento, através de experiências de aprendizagem mais significativas. Um exemplo, prende-se com a evolução da inteligência artificial ao serviço da educação, que procura oferecer novas possibilidades na conceção desses ambientes, permitindo aos alunos aprenderem através da resolução de problemas.
URI: http://hdl.handle.net/10773/10183
ISBN: 978-972-98456-2-8
Versão do Editor: http://www.nonio.uminho.pt/publicacoes.php
Aparece nas coleções: CIDTFF - Capítulo de livro

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2008) Agentes Pedagógicos Animados em Ambientes Interactivos de Aprendizagem.pdf1.08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.