Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/10183
Title: | Agentes pedagógicos animados em ambientes interactivos de aprendizagem |
Author: | Faria, Joana Cabrita, Isabel |
Issue Date: | May-2008 |
Publisher: | Centro de Competência da Universidade do Minho |
Abstract: | A utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), no processo de ensino e de aprendizagem das crianças e dos adultos, é já uma realidade, tornando-se comum, nas atividades letivas de qualquer nível de ensino, as tarefas serem suportadas pelo computador. No entanto, Bilkstein & Zuffo (2003) alertam para o facto de ser fundamental propor princípios para a construção de ambientes de aprendizagem alternativos, utilizando as tecnologias como matéria-prima de construção, superando o modo mais usual como têm vindo a ser utilizadas, ou seja, como meio de transmissão de informação. Os mesmos autores dizem que se torna, assim, necessário pensar na forma como são disponibilizadas as tecnologias e de que modo o seu uso pode desafiar as estruturas existentes em vez de as reforçar. Neste sentido, têm emergido novas propostas de ambientes virtuais interativos que procuram motivar os aprendentes para o desenvolvimento de capacidades e construção de conhecimento, através de experiências de aprendizagem mais significativas. Um exemplo, prende-se com a evolução da inteligência artificial ao serviço da educação, que procura oferecer novas possibilidades na conceção desses ambientes, permitindo aos alunos aprenderem através da resolução de problemas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/10183 |
ISBN: | 978-972-98456-2-8 |
Publisher Version: | http://www.nonio.uminho.pt/publicacoes.php |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2008) Agentes Pedagógicos Animados em Ambientes Interactivos de Aprendizagem.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.