Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/9086
Título: Agentes pedagógicos animados em ambientes interactivos de aprendizagem
Autor: Faria, Joana
Cabrita, Isabel
Palavras-chave: Agentes pedagógicos animados
Personagens virtuais
Softwares educativos
Ambientes interactivos de aprendizagem
Interfaces emotivas
Data: 2007
Editora: Centro de Competência da Universidade do Minho
Resumo: Uma das características comummente encontradas nos softwares para fins didácticos é a presença de personagens animadas que procuram captar a atenção do utilizador, motivá-lo ou, ainda, ajudá-lo a realizar certas tarefas. Estas personagens são utilizadas com base na característica humana de “antropomorfizar” os objectos. Assim, concebem-se figuras que acompanham o utilizador durante a exploração dos softwares como se de um companheiro real se tratasse. No entanto, os objectivos que levaram à inclusão destas figuras nem sempre são cumpridos, talvez pelo processo de design não ser centrado no utilizador, ou por falta de uma avaliação sistemática desses produtos e das suas personagens. O estudo que agora se apresenta teve como tema central os agentes pedagógicos animados, realizado com o objectivo de analisar o seu impacto na interacção com ambientes virtuais de aprendizagem e, mais especificamente, com o software educativo TeLL me More® Kids. Para compreender a influência destas personagens no desenvolvimento de apetências e de competências transversais e específicas da área disciplinar de Inglês, efectuou-se um estudo de caso numa turma de sexto ano do Ensino Básico, no ano lectivo de 2004/2005. Os resultados mostraram que os agentes pedagógicos animados, independentemente da sua complexidade tecnológica, actuam sobretudo ao nível da emoção e da motivação, o que, por sua vez, constitui um factor essencial para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
One of the features commonly found in didactic software is the presence of animated characters that try to catch the user’s attention, motivate him or, further, help him carry out certain tasks. These characters are used on the basis of the human trait to anthropomorphize the objects. They are thus conceived to accompany the user during the exploration of the software as though they were real mates. However, the goals which led to the inclusion of these figures are not always achieved, perhaps due to the fact that sometimes the design process is not centred on the user, or perhaps because those products and their characters are not submitted to a systematic evaluation procedure. The animated pedagogical agents were the central theme of the study that is presented here, which took place with the objective to analyse their impact in the interaction with learning virtual environments and, more specifically, with TeLL me More® Kids educational software. In order to understand the influence of these characters in the development of appetencies and transversal and specific skills in the subject area of English, a case study was held with a sixth-year form of a Basic School, during the 2004/2005 school year. The results showed that animated pedagogical agents, independently of their technological complexity, act mostly on the level of emotion and motivation, which, by its turn, constitutes an essential factor in the cognitive development of the students.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9086
ISBN: 978-972-8746-52-0
Versão do Editor: http://www.nonio.uminho.pt/challenges2007/
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