Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9086
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFaria, Joanapt
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.date.accessioned2012-09-25T10:05:29Z-
dc.date.available2012-09-25T10:05:29Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.isbn978-972-8746-52-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9086-
dc.description.abstractUma das características comummente encontradas nos softwares para fins didácticos é a presença de personagens animadas que procuram captar a atenção do utilizador, motivá-lo ou, ainda, ajudá-lo a realizar certas tarefas. Estas personagens são utilizadas com base na característica humana de “antropomorfizar” os objectos. Assim, concebem-se figuras que acompanham o utilizador durante a exploração dos softwares como se de um companheiro real se tratasse. No entanto, os objectivos que levaram à inclusão destas figuras nem sempre são cumpridos, talvez pelo processo de design não ser centrado no utilizador, ou por falta de uma avaliação sistemática desses produtos e das suas personagens. O estudo que agora se apresenta teve como tema central os agentes pedagógicos animados, realizado com o objectivo de analisar o seu impacto na interacção com ambientes virtuais de aprendizagem e, mais especificamente, com o software educativo TeLL me More® Kids. Para compreender a influência destas personagens no desenvolvimento de apetências e de competências transversais e específicas da área disciplinar de Inglês, efectuou-se um estudo de caso numa turma de sexto ano do Ensino Básico, no ano lectivo de 2004/2005. Os resultados mostraram que os agentes pedagógicos animados, independentemente da sua complexidade tecnológica, actuam sobretudo ao nível da emoção e da motivação, o que, por sua vez, constitui um factor essencial para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.pt
dc.description.abstractOne of the features commonly found in didactic software is the presence of animated characters that try to catch the user’s attention, motivate him or, further, help him carry out certain tasks. These characters are used on the basis of the human trait to anthropomorphize the objects. They are thus conceived to accompany the user during the exploration of the software as though they were real mates. However, the goals which led to the inclusion of these figures are not always achieved, perhaps due to the fact that sometimes the design process is not centred on the user, or perhaps because those products and their characters are not submitted to a systematic evaluation procedure. The animated pedagogical agents were the central theme of the study that is presented here, which took place with the objective to analyse their impact in the interaction with learning virtual environments and, more specifically, with TeLL me More® Kids educational software. In order to understand the influence of these characters in the development of appetencies and transversal and specific skills in the subject area of English, a case study was held with a sixth-year form of a Basic School, during the 2004/2005 school year. The results showed that animated pedagogical agents, independently of their technological complexity, act mostly on the level of emotion and motivation, which, by its turn, constitutes an essential factor in the cognitive development of the students.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCentro de Competência da Universidade do Minhopt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAgentes pedagógicos animadospt
dc.subjectPersonagens virtuaispt
dc.subjectSoftwares educativospt
dc.subjectAmbientes interactivos de aprendizagempt
dc.subjectInterfaces emotivaspt
dc.titleAgentes pedagógicos animados em ambientes interactivos de aprendizagempt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date17-18 maio, 2007pt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.firstPage527pt
degois.publication.lastPage540pt
degois.publication.locationBragapt
degois.publication.titleChallenges 2007 : actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educaçãopt
dc.relation.publisherversionhttp://www.nonio.uminho.pt/challenges2007/pt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2007) Agentes pedagógicos animados em ambientes interactivos de aprendizagem.pdf345.06 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.