Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/6340
Título: Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita
Autor: Gomes, Bárbara Oliveira Nogueira de Sousa Cardoso
Orientador: Sá, Cristina Manuela
Palavras-chave: Ensino da língua materna
Língua portuguesa: Ensino básico 1º ciclo
Ensino da leitura
Ensino da escrita
Professores do básico 1º ciclo
Papel dos professores
Data de Defesa: 2011
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O nosso estudo visava identificar e caracterizar representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a interacção leitura-escrita e compreender o impacte que as mesmas poderiam ter no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário passado a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e submetidos a uma análise de conteúdo. Concluiu-se que os professores inquiridos tinham concepções muito tradicionais não só sobre a leitura, a escrita e a sua interacção, como também acerca da forma de as operacionalizar através de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Na sua sequência, foram apresentadas sugestões relativas a estratégias de promoção da interacção leitura-escrita no âmbito de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa.
This study was aimed to identify and describe the conceptions of primary school teachers on the interaction reading-writing and to understand the influence they can have on the teaching/learning of the mother tongue. Data were collected by means of a questionnaire and submitted to content analysis. The results revealed that these teachers had rather conservative conceptions, concerning not only the nature of reading, writing and their interaction, but also the way of teaching them. Following this study, suggestions are presented concerning adequate strategies to make good use of the interaction of reading-writing within a transversal approach of the teaching/learning of mother tongue.
Descrição: Mestrado em Didáctica - Línguas para Educadores de Infância e Professores do 1º e 2º CEB
URI: http://hdl.handle.net/10773/6340
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
5236.pdf2.11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.