Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/6340
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Cristina Manuelapt
dc.contributor.authorGomes, Bárbara Oliveira Nogueira de Sousa Cardosopt
dc.date.accessioned2012-02-14T14:16:24Z-
dc.date.available2012-02-14T14:16:24Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/6340-
dc.descriptionMestrado em Didáctica - Línguas para Educadores de Infância e Professores do 1º e 2º CEBpt
dc.description.abstractO nosso estudo visava identificar e caracterizar representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a interacção leitura-escrita e compreender o impacte que as mesmas poderiam ter no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário passado a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e submetidos a uma análise de conteúdo. Concluiu-se que os professores inquiridos tinham concepções muito tradicionais não só sobre a leitura, a escrita e a sua interacção, como também acerca da forma de as operacionalizar através de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Na sua sequência, foram apresentadas sugestões relativas a estratégias de promoção da interacção leitura-escrita no âmbito de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa.pt
dc.description.abstractThis study was aimed to identify and describe the conceptions of primary school teachers on the interaction reading-writing and to understand the influence they can have on the teaching/learning of the mother tongue. Data were collected by means of a questionnaire and submitted to content analysis. The results revealed that these teachers had rather conservative conceptions, concerning not only the nature of reading, writing and their interaction, but also the way of teaching them. Following this study, suggestions are presented concerning adequate strategies to make good use of the interaction of reading-writing within a transversal approach of the teaching/learning of mother tongue.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da língua maternapt
dc.subjectLíngua portuguesa: Ensino básico 1º ciclopt
dc.subjectEnsino da leiturapt
dc.subjectEnsino da escritapt
dc.subjectProfessores do básico 1º ciclopt
dc.subjectPapel dos professorespt
dc.titleRepresentações de professores sobre a interacção leitura-escritapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5236.pdf2.11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.