Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/5619
Título: Motivação e desempenho num curso de simulação empresarial
Autor: Pinheiro, Margarida M.
Sarrico, Cláudia S.
Santiago, Rui Armando Gomes
Palavras-chave: Ensino superior
PBL
Motivação
Desempenho
Data: 2011
Editora: CIEd - Universidade do Minho
Resumo: No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modelo
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/5619
ISSN: 0871-9187
Versão do Editor: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php/script_sci_serial/pid_0871-9187/lng_pt/nrm_iso
Aparece nas coleções: ISCA-UA - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7_RPE_v24n1a07.pdfDocumento principal1.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.