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http://hdl.handle.net/10773/4914
Título: | Criação de ambientes de aprendizagem para utilizadores de SPC: estudo de casos sobre o uso de ambientes de aprendizagem com crianças com necessidades educativas especiais |
Autor: | Ferreira, Simone da Fonte |
Orientador: | Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves |
Palavras-chave: | Tecnologia educativa Educação pré-escolar Crianças Paralisia cerebral Comunicação audiovisual Estratégias da aprendizagem |
Data de Defesa: | 2005 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Nos últimos anos, as propostas didácticas sofreram alterações estruturais
decorrentes da convergência de dois factores principais: o aparecimento da
escola inclusiva e o advento da utilização das Tecnologias de Informação e
Comunicação, tendo estas últimas proporcionado a criação de ambientes de
aprendizagem adequados às necessidades da criança, atendendo às suas
especificidades e propiciando o aparecimento de novas formas de intervenção
pedagógica.
É neste contexto que surge o presente estudo, realizado no âmbito da
utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação com um grupo de
três crianças portadoras de Paralisia Cerebral, que decorreu no ano lectivo de
2004/2005.
Recorremos ao software Escrita com Símbolos, que serviu de suporte à
concepção e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem multimédia
interactivos, com a finalidade de minimizar os handicaps específicos das
crianças portadoras deste tipo de patologia.
O objectivo deste estudo foi permitir que estas crianças usufruíssem de
actividades promotoras de literacia emergente, tentando-se igualmente
verificar de que forma estes ambientes de aprendizagem aumentam a
autonomia destas crianças na execução de uma dada actividade e que
implicações podem os resultados obtidos ter para a implementação de
estratégias de acesso à literacia por crianças com problemas motores e de fala
em contexto de Jardim de Infância.
Os conteúdos propostos para a implementação do estudo constituiram-se em
torno de actividades de interacção com histórias e músicas, seleccionadas em
função dos interesses das crianças e sustentadas pela investigação na área.
A investigadora assumiu um papel participante no decurso do estudo, tendo a
análise dos dados recolhidos sido realizada em função dos comportamentos
observados ao longo das sessões de exploração de cada um dos ambientes
de aprendizagem. Com base na visualização das video-gravações dessas
sessões, construiu-se uma grelha de observação de comportamentos, cujas
categorias decorrem dos objectivos propostos para o estudo, tendo as
transcrições respeitantes às primeiras e últimas sessões sido objecto de
análise aprofundada.
Dos dados analisados, e como havíamos previsto, concluímos do enorme
benefício que a utilização deste tipo de recurso traz às crianças portadoras de
Paralisia Cerebral, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de autonomia
como à promoção de literacia. In the last few years, didactic approaches have undergone structural changes that derived from the convergence of two main factors: the establishment of inclusive schools and the generalised use of Information and Communication Technologies, the latter fostering the creation of learning environments adapted to children’s needs, and leading to the emergence of new forms of pedagogical intervention. It is in this context that the present study was conducted, based on the use of Information and Communication Technologies with a group of three children with Cerebral Paralysis, during the academic year 2004/2005. We used the software Escrita com Símbolos for the conception and development of multimedia learning environments, which aimed at the supressing of the handicaps that are specific to children suffering form this pathology. The aims of this study were to allow these children to take advantage of activities that promote emergent literacy, to find evience of how such learning environments may increase these children’s autonomy when performing a given task and to determine what implications the results obtained may have for the implementation of strategies for access to literacy by chiildren with motor and speech impairments in the kindergarten context. The contents proposed for the development of this study were organised around interaction with stories and music selected according to the children’s interests and supported by research in the area. The researcher adopted a participating role throughout the study. The collected data was submitted to analysis according to behaviours observed throughout the exploration sessions of each learning environment. Based on the viewing of video-recordings of those sessions a Behaviour Observation Form was developped, whose categories stem from the objectives proposed for the study. The first and last sessions were then analysed in detail. From the analysis of the data, and as we had predicted, we conclude that the use of this type of resource is of great benefit to children with Cerebral Paralysis in terms of the development of autonomy and the promotion of literacy. |
Descrição: | Mestrado em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4914 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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