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dc.contributor.advisorMoreira, António Augusto de Freitas Gonçalvespt
dc.contributor.authorFerreira, Simone da Fontept
dc.date.accessioned2011-12-28T10:23:45Z-
dc.date.available2011-12-28T10:23:45Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/4914-
dc.descriptionMestrado em Multimédia em Educaçãopt
dc.description.abstractNos últimos anos, as propostas didácticas sofreram alterações estruturais decorrentes da convergência de dois factores principais: o aparecimento da escola inclusiva e o advento da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, tendo estas últimas proporcionado a criação de ambientes de aprendizagem adequados às necessidades da criança, atendendo às suas especificidades e propiciando o aparecimento de novas formas de intervenção pedagógica. É neste contexto que surge o presente estudo, realizado no âmbito da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação com um grupo de três crianças portadoras de Paralisia Cerebral, que decorreu no ano lectivo de 2004/2005. Recorremos ao software Escrita com Símbolos, que serviu de suporte à concepção e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem multimédia interactivos, com a finalidade de minimizar os handicaps específicos das crianças portadoras deste tipo de patologia. O objectivo deste estudo foi permitir que estas crianças usufruíssem de actividades promotoras de literacia emergente, tentando-se igualmente verificar de que forma estes ambientes de aprendizagem aumentam a autonomia destas crianças na execução de uma dada actividade e que implicações podem os resultados obtidos ter para a implementação de estratégias de acesso à literacia por crianças com problemas motores e de fala em contexto de Jardim de Infância. Os conteúdos propostos para a implementação do estudo constituiram-se em torno de actividades de interacção com histórias e músicas, seleccionadas em função dos interesses das crianças e sustentadas pela investigação na área. A investigadora assumiu um papel participante no decurso do estudo, tendo a análise dos dados recolhidos sido realizada em função dos comportamentos observados ao longo das sessões de exploração de cada um dos ambientes de aprendizagem. Com base na visualização das video-gravações dessas sessões, construiu-se uma grelha de observação de comportamentos, cujas categorias decorrem dos objectivos propostos para o estudo, tendo as transcrições respeitantes às primeiras e últimas sessões sido objecto de análise aprofundada. Dos dados analisados, e como havíamos previsto, concluímos do enorme benefício que a utilização deste tipo de recurso traz às crianças portadoras de Paralisia Cerebral, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de autonomia como à promoção de literacia.pt
dc.description.abstractIn the last few years, didactic approaches have undergone structural changes that derived from the convergence of two main factors: the establishment of inclusive schools and the generalised use of Information and Communication Technologies, the latter fostering the creation of learning environments adapted to children’s needs, and leading to the emergence of new forms of pedagogical intervention. It is in this context that the present study was conducted, based on the use of Information and Communication Technologies with a group of three children with Cerebral Paralysis, during the academic year 2004/2005. We used the software Escrita com Símbolos for the conception and development of multimedia learning environments, which aimed at the supressing of the handicaps that are specific to children suffering form this pathology. The aims of this study were to allow these children to take advantage of activities that promote emergent literacy, to find evience of how such learning environments may increase these children’s autonomy when performing a given task and to determine what implications the results obtained may have for the implementation of strategies for access to literacy by chiildren with motor and speech impairments in the kindergarten context. The contents proposed for the development of this study were organised around interaction with stories and music selected according to the children’s interests and supported by research in the area. The researcher adopted a participating role throughout the study. The collected data was submitted to analysis according to behaviours observed throughout the exploration sessions of each learning environment. Based on the viewing of video-recordings of those sessions a Behaviour Observation Form was developped, whose categories stem from the objectives proposed for the study. The first and last sessions were then analysed in detail. From the analysis of the data, and as we had predicted, we conclude that the use of this type of resource is of great benefit to children with Cerebral Paralysis in terms of the development of autonomy and the promotion of literacy.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologia educativapt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectParalisia cerebralpt
dc.subjectComunicação audiovisualpt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.titleCriação de ambientes de aprendizagem para utilizadores de SPC: estudo de casos sobre o uso de ambientes de aprendizagem com crianças com necessidades educativas especiaispt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
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