Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/41409
Título: Projeto de intervenção no âmbito do Projeto MAIA: uma análise sob a ótica da avaliação realista
Autor: Sanji, Zeneide Vieira
Orientador: Ventura, Alexandre
Palavras-chave: Avaliação pedagógica
Avaliação de programas
Avaliação realista
Projeto MAIA
Projeto de intervenção
Data de Defesa: 18-Dez-2023
Resumo: O sistema educacional em Portugal anseia por novos desafios, segue em busca de superar modelos tradicionais de educação e percorre um novo caminho à procura de abordagens educacionais inovadoras. As atuais políticas educacionais desenvolveram documentos como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e legislação para criar condições de autonomia e flexibilidade curricular nos Agrupamentos de Escolas. O Projeto MAIA (Projeto de Monitorização Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica) constitui-se como Projeto de Formação Contínua de Professores e faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo Ministério da Educação na área das políticas públicas. Esta investigação reflete acerca da avaliação pedagógica e suas dimensões no âmbito do Projeto MAIA. Alicerçados na abordagem da Avaliação Realista, analisamos a conceção e elaboração de três Projetos de Intervenção no quadro do Projeto MAIA.
The educational system in Portugal aspires to new challenges, seeks to overcome traditional education models, and embarks on a new path in search of innovative educational approaches. Current educational policies have developed documents such as the Profile of Students upon Completing Compulsory Education (PASEO) and legislation to create conditions of autonomy and curricular flexibility within School Clusters. The MAIA Project (Monitoring, Accompaniment, and Research in Pedagogical Assessment) constitutes a Continuous Teacher Training Project and is part of a set of initiatives promoted by the Ministry of Education in the realm of public policies. This research reflects on pedagogical assessment and its dimensions within the context of the MAIA Project. Grounded in the Realistic Evaluation approach, we analyze the conception and development of three Intervention Projects within the scope of the MAIA Project.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41409
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Zeneide_Sanji.pdf4.51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.