Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/41210
Title: Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano: do questionário
Author: Boné, Maria
Loureiro, Maria João
Bonito, Jorge
Keywords: Suporte básico de vida
Questionário
Fiabilidade
Validade
Issue Date: 2022
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Abstract: A paragem cardiorrespiratória é um acontecimento furtuito e inesperado, uma das principais causas de morte em todo o mundo. O reconhecimento precoce da paragem cardiorrespiratória, a ativação do sistema integrado de emergência médica e o início rápido de suporte básico de vida por espetadores são medidas que contribuem para o aumento da taxa de sobrevivência. Desde o ano escolar de 2015-2016, ensina-se suporte básico de vida na disciplina de Ciências Naturais do 9.º ano. Este estudo tem como finalidade conhecer a apropriação de conhecimentos teóricos e práticos e as competências autodeclaradas de alunos do 10.º ano em matéria de suporte básico de vida. Para a recolha de informação foi construído um inquérito por questionário original. A elaboração da matriz do questionário teve por base a revisão sistemática da literatura e alicerça-se num referencial composto por dois documentos estruturantes: o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais / Ciências Naturais / 9.º ano. O instrumento estrutura-se em sete dimensões, com itens de vária natureza e foi validado, através da intervenção de um painel de juízes externos, das áreas da saúde e da educação. Neste trabalho dá-se conta do processo de construção do questionário.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/41210
ISBN: 978-972-778-166-9
Publisher Version: http://hdl.handle.net/10174/30562
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro
DEP - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bone_Loureiro_Bonito_0.pdf203.72 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.