Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/41210
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Boné, Maria | pt_PT |
dc.contributor.author | Loureiro, Maria João | pt_PT |
dc.contributor.author | Bonito, Jorge | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T16:11:36Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T16:11:36Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-778-166-9 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/41210 | - |
dc.description.abstract | A paragem cardiorrespiratória é um acontecimento furtuito e inesperado, uma das principais causas de morte em todo o mundo. O reconhecimento precoce da paragem cardiorrespiratória, a ativação do sistema integrado de emergência médica e o início rápido de suporte básico de vida por espetadores são medidas que contribuem para o aumento da taxa de sobrevivência. Desde o ano escolar de 2015-2016, ensina-se suporte básico de vida na disciplina de Ciências Naturais do 9.º ano. Este estudo tem como finalidade conhecer a apropriação de conhecimentos teóricos e práticos e as competências autodeclaradas de alunos do 10.º ano em matéria de suporte básico de vida. Para a recolha de informação foi construído um inquérito por questionário original. A elaboração da matriz do questionário teve por base a revisão sistemática da literatura e alicerça-se num referencial composto por dois documentos estruturantes: o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais / Ciências Naturais / 9.º ano. O instrumento estrutura-se em sete dimensões, com itens de vária natureza e foi validado, através da intervenção de um painel de juízes externos, das áreas da saúde e da educação. Neste trabalho dá-se conta do processo de construção do questionário. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Suporte básico de vida | pt_PT |
dc.subject | Questionário | pt_PT |
dc.subject | Fiabilidade | pt_PT |
dc.subject | Validade | pt_PT |
dc.title | Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano: do questionário | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 57 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 66 | pt_PT |
degois.publication.location | Évora | pt_PT |
degois.publication.title | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10174/30562 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro DEP - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bone_Loureiro_Bonito_0.pdf | 203.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.