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http://hdl.handle.net/10773/38742
Título: | Integração do sistema de aquisição e tratamento de dados no trabalho experimental e na formação de professores de ciências |
Autor: | Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida |
Orientador: | Correia, António Ferrer |
Palavras-chave: | Formação de professores Experiências de laboratório Novas tecnologias da informação Ensino das ciências |
Data de Defesa: | 1996 |
Resumo: | O trabalho experimental desempenha um papel de grande importância no ensino das Ciências. Se procedermos a uma integração das tecnologias de informação, nomeadamente do SATD, as práticas experimentais ficarão mais enriquecidas, permitindo aos alunos uma discussão professor/aluno e aluno/aluno. Vários autores reconhecem vantagens na utilização SATD, comparando com os aparelhos de medida tradicionais. Elas passam: pela consecução dos objectivos cognitivos; os equipamentos serem mais flexível; ser menos tedioso para os alunos usarem este equipamento; facilitar a aquisição e tratamento de dados; providenciar aquisições de dados mais exactas e em intervalos de tempo menores; possibilitar aquisições de dados fora dos tempos lectivos (entre outras). Os professores em início de formação poderão mostrar-se menos receptivos à introdução de inovações nas suas aulas, devido aos inúmeros factores que envolvem as suas práticas em início de sua prática docente. Poderá ser difícil a um professor nestas condições integrar nas suas aulas experimentais o trabalho experimental com recurso ao computador. Quando os alunos, sujeitos a um processo de aprendizagem com base em metodologias tradicionais, não conseguem substituir as concepções que possuem de determinados conceitos, pelas cientificamente correctas, o sistema de aquisição e tratamento de dados, aliado a uma metodologia de trabalho experimental adequada, poderá dar os seus contributos para a melhoria das aprendizagens. Este estudo foi desenvolvido com 38 professores de Ciências em formação inicial, que ao longo da sua carreira de estudantes tinham estudado os conceitos calor, temperatura e entropia através de métodos tradicionais de ensino. Neste estudo analisaram-se as concepções alternativas dos professores, e as suas opiniões sobre a possibilidade de utilizarem este sistema nas suas aulas, bem como, a sua opinião relativamente às vantagens na utilização deste sistema. Analisaram-se as concepções dos professores antes e depois da integração deste sistema em experiências simples e procedeu-se à verificação das alterações provocadas nas aprendizagens dos professores acerca dos conceitos atrás referidos. Os resultados dão indícios de que a utilização do SATD permite melhores aprendizagens através de desenvolvimento de atitudes críticas face à recolha de dados e da discussão dos resultados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/38742 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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