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http://hdl.handle.net/10773/38742
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Correia, António Ferrer | pt_PT |
dc.contributor.author | Peixoto, Ana Maria Coelho de Almeida | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T07:44:34Z | - |
dc.date.available | 2023-07-18T07:44:34Z | - |
dc.date.issued | 1996 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/38742 | - |
dc.description.abstract | O trabalho experimental desempenha um papel de grande importância no ensino das Ciências. Se procedermos a uma integração das tecnologias de informação, nomeadamente do SATD, as práticas experimentais ficarão mais enriquecidas, permitindo aos alunos uma discussão professor/aluno e aluno/aluno. Vários autores reconhecem vantagens na utilização SATD, comparando com os aparelhos de medida tradicionais. Elas passam: pela consecução dos objectivos cognitivos; os equipamentos serem mais flexível; ser menos tedioso para os alunos usarem este equipamento; facilitar a aquisição e tratamento de dados; providenciar aquisições de dados mais exactas e em intervalos de tempo menores; possibilitar aquisições de dados fora dos tempos lectivos (entre outras). Os professores em início de formação poderão mostrar-se menos receptivos à introdução de inovações nas suas aulas, devido aos inúmeros factores que envolvem as suas práticas em início de sua prática docente. Poderá ser difícil a um professor nestas condições integrar nas suas aulas experimentais o trabalho experimental com recurso ao computador. Quando os alunos, sujeitos a um processo de aprendizagem com base em metodologias tradicionais, não conseguem substituir as concepções que possuem de determinados conceitos, pelas cientificamente correctas, o sistema de aquisição e tratamento de dados, aliado a uma metodologia de trabalho experimental adequada, poderá dar os seus contributos para a melhoria das aprendizagens. Este estudo foi desenvolvido com 38 professores de Ciências em formação inicial, que ao longo da sua carreira de estudantes tinham estudado os conceitos calor, temperatura e entropia através de métodos tradicionais de ensino. Neste estudo analisaram-se as concepções alternativas dos professores, e as suas opiniões sobre a possibilidade de utilizarem este sistema nas suas aulas, bem como, a sua opinião relativamente às vantagens na utilização deste sistema. Analisaram-se as concepções dos professores antes e depois da integração deste sistema em experiências simples e procedeu-se à verificação das alterações provocadas nas aprendizagens dos professores acerca dos conceitos atrás referidos. Os resultados dão indícios de que a utilização do SATD permite melhores aprendizagens através de desenvolvimento de atitudes críticas face à recolha de dados e da discussão dos resultados. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Experiências de laboratório | pt_PT |
dc.subject | Novas tecnologias da informação | pt_PT |
dc.subject | Ensino das ciências | pt_PT |
dc.title | Integração do sistema de aquisição e tratamento de dados no trabalho experimental e na formação de professores de ciências | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.description.master | Mestrado em Supervisão | pt_PT |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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