Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/38354
Title: YouTube como ferramenta de apoio no ensino não-formal do inglês
Author: Rebelo, Beatriz
Carvalho, Tiago
Keywords: YouTube
Learn english
Ensino do inglês
Aprender Inglês
Online vídeo
Aprendizagem não-formal
Issue Date: 6-Mar-2019
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Numa altura em que o YouTube evoluiu de simples repositório de vídeos para uma plataforma com características de interação semelhantes a das redes sociais, é pertinente a questão de quão útil pode ser esta plataforma para a aprendizagem de Inglês como língua estrangeira. Partindo da análise qualitativa dos conteúdos presentes nos vídeos e nos comentários de 5 canais do YouTube, procurou-se compreender como este tem sido usado enquanto ferramenta de apoio na aprendizagem informal do Inglês. Para tal abordou-se o corpus de dados disponíveis nos variados canais da plataforma, dedicados ao ensino desta língua. Após tratamento dos dados no webQDA e uma análise dos dados, chegou-se a conclusões que sugerem que o YouTube é uma ferramenta apreciada por aprendentes dos níveis iniciais de aprendizagem de Inglês. Também foram identificados alguns itens a melhorar apresentados como sugestões aos produtores/criadores dos canais, de forma a tornar ferramentas mais úteis à aprendizagem informal de inglês.
In a time when YouTubeevolved from a simple video repository to a platform with interaction features similar to those of social networks, it is pertinent to ask how useful can this platform befor learning English as a foreignlanguage. Starting from a qualitative content analysis of videos and comment sections of five YouTubechannels,an attempt was madeto understand in what way YouTubecan be useful forthe informal learning of English. To thatend,data corpusavailable in the several channels of the platformdedicated to English teachingwas used. After treating the data in WebQDA and analyzing the data,conclusions suggest thatYouTubeis,in fact, an English learningtool appreciated by people frominitial levels of English proficiency.Some items that need improvement were also identified, as suggestions to the producers/creators of the channels, in order to make them more useful tools tolearn English.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/38354
DOI: 10.34624/ilcj.v7i2.652
ISSN: 1647-7308
Appears in Collections:DeCA - Artigos
DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
652-Texto do Trabalho-1018-1-10-20190306.pdf267.28 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.