Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Maria Paulapt_PT
dc.date.accessioned2022-12-09T18:12:08Z-
dc.date.available2022-12-09T18:12:08Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.isbn978-972-789-722-3pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/35413-
dc.description.abstractEm 1991, decorreu no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro a primeira competição em Matemática usando computadores (e diskettes…): a CompMat. 30 anos passados, temos as Competições Nacionais de Ciência Universidade de Aveiro num formato online e abrangendo várias áreas curriculares. Durante estas três décadas a utilização da tecnologia vulgarizou-se no dia-a-dia das escolas, contudo, a participação nas competições e envolvimento dos alunos manteve níveis elevados (em 2019, ano da última edição presencial das Competições Nacionais de Ciência, a Universidade de Aveiro reuniu 8564 alunos provenientes de 192 escolas a nível nacional). Quais os motivos destes níveis de participação? Quais as áreas disciplinares que mais se envolvem neste tipo de jogos? Quais os benefícios para professores e alunos? O objetivo inicial do Projecto Matemática Ensino (PmatE), e que se mantém até aos dias de hoje apenas alargado a outras áreas disciplinares, era desenvolver o gosto pelo estudo da matemática e atrair, via computador e competição, os alunos menos motivados. Este é o foco do trabalho do PmatE durante todos estes anos. O ano de 2020 trouxe novos desafios a toda a comunidade educativa e o online passou a ser a nossa forma de estar. No evento Competições em Rede, também promovido pelo PmatE, que decorre nas escolas na semana seguinte ao Carnaval, em 2020 participaram 8160 alunos e em 2021 apenas 1943. Estes dados fazem-nos refletir sobre as nossas práticas e sobre o caminho a percorrer no futuro.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProjecto Matemática Ensino (PmatE)pt_PT
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_PT
dc.subjectCompetições de ciênciapt_PT
dc.subjectGerador de questõespt_PT
dc.subjectEnsino assistidopt_PT
dc.titlePmatE: um projecto com vida (longa)pt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage19pt_PT
degois.publication.lastPage27pt_PT
degois.publication.locationAveiropt_PT
degois.publication.titleMatemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologiapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ria.ua.pt/handle/10773/32770pt_PT
Appears in Collections:CIDMA - Capítulo de livro
HMG - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MatematicacomVida_2021_final.pdf796.39 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.