Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/35413
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Paula | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-12-09T18:12:08Z | - |
dc.date.available | 2022-12-09T18:12:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-722-3 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/35413 | - |
dc.description.abstract | Em 1991, decorreu no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro a primeira competição em Matemática usando computadores (e diskettes…): a CompMat. 30 anos passados, temos as Competições Nacionais de Ciência Universidade de Aveiro num formato online e abrangendo várias áreas curriculares. Durante estas três décadas a utilização da tecnologia vulgarizou-se no dia-a-dia das escolas, contudo, a participação nas competições e envolvimento dos alunos manteve níveis elevados (em 2019, ano da última edição presencial das Competições Nacionais de Ciência, a Universidade de Aveiro reuniu 8564 alunos provenientes de 192 escolas a nível nacional). Quais os motivos destes níveis de participação? Quais as áreas disciplinares que mais se envolvem neste tipo de jogos? Quais os benefícios para professores e alunos? O objetivo inicial do Projecto Matemática Ensino (PmatE), e que se mantém até aos dias de hoje apenas alargado a outras áreas disciplinares, era desenvolver o gosto pelo estudo da matemática e atrair, via computador e competição, os alunos menos motivados. Este é o foco do trabalho do PmatE durante todos estes anos. O ano de 2020 trouxe novos desafios a toda a comunidade educativa e o online passou a ser a nossa forma de estar. No evento Competições em Rede, também promovido pelo PmatE, que decorre nas escolas na semana seguinte ao Carnaval, em 2020 participaram 8160 alunos e em 2021 apenas 1943. Estes dados fazem-nos refletir sobre as nossas práticas e sobre o caminho a percorrer no futuro. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | UA Editora | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PT | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Projecto Matemática Ensino (PmatE) | pt_PT |
dc.subject | Educação em Ciências | pt_PT |
dc.subject | Competições de ciência | pt_PT |
dc.subject | Gerador de questões | pt_PT |
dc.subject | Ensino assistido | pt_PT |
dc.title | PmatE: um projecto com vida (longa) | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 19 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 27 | pt_PT |
degois.publication.location | Aveiro | pt_PT |
degois.publication.title | Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://ria.ua.pt/handle/10773/32770 | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDMA - Capítulo de livro HMG - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MatematicacomVida_2021_final.pdf | 796.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.