Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/35082
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Samuel | pt_PT |
dc.contributor.author | Marinho, Helena | pt_PT |
dc.contributor.author | Pereira, Anabela | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-11-02T16:25:20Z | - |
dc.date.available | 2022-11-02T16:25:20Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.issn | 978-989-53455-0-2 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/35082 | - |
dc.description.abstract | A ansiedade na performance musical (APM) é identificada como uma apreensão persistente que compromete as capacidades performativas em público, afetando instrumentistas e cantores. Os sintomas incluem um conjunto de características cognitivas (sentimento de medo, tensão, pânico, pensamentos negativos), comportamentais (postura retraída, falhas técnicas, tremores) e fisiológicas (hiperventilação, salivação, batimento cardíaco acelerado, problemas gastrointestinais). O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as realidades e desafios que as instituições superiores de ensino de música enfrentam presentemente, através da seguinte questão: quais os contributos de abordagens da área da psicologia para os estudantes de música? Tendo por base os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre a APM em estudantes de ensino superior (Barros, Marinho, Borges e Pereira, no prelo), foi verificada uma ampla variação da prevalência de APM. Assim, os resultados identificaram problemas como ansiedade somática e preocupações com a performance (40%), medo e apreensão do palco (20% a 32%), stress relacionado à música (36,9%), e pensamentos e preocupações perturbadoras (46,4%). Ademais, a APM foi relacionada à baixa autoconfiança, baixa autoestima, baixa autoeficácia, otimismo e perfeccionismo. Tendo em conta este estudo, sugere -se a implementação, no currículo de formação dos estudantes de música, conteúdos específicos de psicologia, nomeadamente relacionados com estratégias de coping. Além disso, são recomendadas intervenções psicológicas para promoção do bem-estar, saúde do músico, controlo e autorregulação da ansiedade na performance musical nos estudantes de música do ensino superior | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/POR_CENTRO/SFRH%2FBD%2F144883%2F2019/PT | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ansiedade na performance musical | pt_PT |
dc.subject | Saúde do músico | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Coping | pt_PT |
dc.title | Ansiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superior | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
ua.event.date | 10-11 de dezembro, 2020 | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 33 | pt_PT |
degois.publication.issue | 1 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 47 | pt_PT |
degois.publication.title | V Congresso da RESAPES | pt_PT |
Appears in Collections: | DeCA - Capítulo de livro DEP - Capítulo de livro INETmd - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro de Atas Artigo.pdf | 739.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.