Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/35082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Samuelpt_PT
dc.contributor.authorMarinho, Helenapt_PT
dc.contributor.authorPereira, Anabelapt_PT
dc.date.accessioned2022-11-02T16:25:20Z-
dc.date.available2022-11-02T16:25:20Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn978-989-53455-0-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/35082-
dc.description.abstractA ansiedade na performance musical (APM) é identificada como uma apreensão persistente que compromete as capacidades performativas em público, afetando instrumentistas e cantores. Os sintomas incluem um conjunto de características cognitivas (sentimento de medo, tensão, pânico, pensamentos negativos), comportamentais (postura retraída, falhas técnicas, tremores) e fisiológicas (hiperventilação, salivação, batimento cardíaco acelerado, problemas gastrointestinais). O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as realidades e desafios que as instituições superiores de ensino de música enfrentam presentemente, através da seguinte questão: quais os contributos de abordagens da área da psicologia para os estudantes de música? Tendo por base os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre a APM em estudantes de ensino superior (Barros, Marinho, Borges e Pereira, no prelo), foi verificada uma ampla variação da prevalência de APM. Assim, os resultados identificaram problemas como ansiedade somática e preocupações com a performance (40%), medo e apreensão do palco (20% a 32%), stress relacionado à música (36,9%), e pensamentos e preocupações perturbadoras (46,4%). Ademais, a APM foi relacionada à baixa autoconfiança, baixa autoestima, baixa autoeficácia, otimismo e perfeccionismo. Tendo em conta este estudo, sugere -se a implementação, no currículo de formação dos estudantes de música, conteúdos específicos de psicologia, nomeadamente relacionados com estratégias de coping. Além disso, são recomendadas intervenções psicológicas para promoção do bem-estar, saúde do músico, controlo e autorregulação da ansiedade na performance musical nos estudantes de música do ensino superiorpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/POR_CENTRO/SFRH%2FBD%2F144883%2F2019/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAnsiedade na performance musicalpt_PT
dc.subjectSaúde do músicopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCopingpt_PT
dc.titleAnsiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superiorpt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
ua.event.date10-11 de dezembro, 2020pt_PT
degois.publication.firstPage33pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage47pt_PT
degois.publication.titleV Congresso da RESAPESpt_PT
Appears in Collections:DeCA - Capítulo de livro
DEP - Capítulo de livro
INETmd - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro de Atas Artigo.pdf739.94 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.