Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/35082
Title: | Ansiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superior |
Author: | Barros, Samuel Marinho, Helena Pereira, Anabela |
Keywords: | Ansiedade na performance musical Saúde do músico Ensino superior Educação Coping |
Issue Date: | 2021 |
Abstract: | A ansiedade na performance musical (APM) é identificada como uma apreensão persistente que compromete as capacidades performativas em público, afetando instrumentistas e cantores. Os sintomas incluem um conjunto de características cognitivas (sentimento de medo, tensão, pânico, pensamentos negativos), comportamentais (postura retraída, falhas técnicas, tremores) e fisiológicas (hiperventilação, salivação, batimento cardíaco acelerado, problemas gastrointestinais). O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as realidades e desafios que as instituições superiores de ensino de música enfrentam presentemente, através da seguinte questão: quais os contributos de abordagens da área da psicologia para os estudantes de música? Tendo por base os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre a APM em estudantes de ensino superior (Barros, Marinho, Borges e Pereira, no prelo), foi verificada uma ampla variação da prevalência de APM. Assim, os resultados identificaram problemas como ansiedade somática e preocupações com a performance (40%), medo e apreensão do palco (20% a 32%), stress relacionado à música (36,9%), e pensamentos e preocupações perturbadoras (46,4%). Ademais, a APM foi relacionada à baixa autoconfiança, baixa autoestima, baixa autoeficácia, otimismo e perfeccionismo. Tendo em conta este estudo, sugere -se a implementação, no currículo de formação dos estudantes de música, conteúdos específicos de psicologia, nomeadamente relacionados com estratégias de coping. Além disso, são recomendadas intervenções psicológicas para promoção do bem-estar, saúde do músico, controlo e autorregulação da ansiedade na performance musical nos estudantes de música do ensino superior |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/35082 |
ISSN: | 978-989-53455-0-2 |
Appears in Collections: | DeCA - Capítulo de livro DEP - Capítulo de livro INETmd - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro de Atas Artigo.pdf | 739.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.