Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/34982
Título: Supervisão e desenvolvimento profissional de professores em países da Africa subsariana: uma revisão de literatura exploratória
Outros títulos: Supervision and teachers’ professional development in sub-saharan African countries: an exploratory literature review
Autor: Vaile, Felix
Lopes, Betina
Loureiro, Maria João
Palavras-chave: Revisão da Literatura
Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
África subsaariana
Mapeamento da investigação
Data: 19-Out-2021
Editora: CIDTFF-UA
Resumo: O papel da supervisão na formação contínua de professores é amplamente reconhecido. Neste artigo apresentam-se os resultados decorrentes de uma revisão da literatura exploratória sobre supervisão e desenvolvimento profissional de professores, realizada no âmbito de um projeto de doutoramento envolvendo professores de Biologia angolanos e processos de formação e de supervisão horizontal. A revisão visou fazer um levantamento dos estudos na área em países da África subsaariana, sendo o corpus constituído por 26 artigos. A pesquisa foi feita na B-on e no Google Scholar usando termos como supervisão de professores e desenvolvimento profissional, tendo seguido os preceitos de uma revisão sistemática de literatura, que envolve a pesquisa, seleção, avaliação e categorização da informação. Os resultados indicam que, no que respeita aos países em que os estudos foram desenvolvidos, parece poder inferir-se que a área tem sido trabalhada em vários países, sendo a maioria dos estudos realizados na Nigéria, Ghana ou Quénia. Quanto aos focos de investigação, os resultados indiciam a predominância de estudos sobre relações entre representações e práticas de supervisão e o levantamento de perceções sobre o conceito e as práticas de supervisão pedagógica. Os estudos exploram métodos quantitativos ou mistos, sendo as técnicas de recolha de dados o inquérito por questionários e em menor escala o recurso a entrevistas. Os estudos de caracterização de práticas de supervisão, baseiam-se em relatos e não na observação, parecendo haver necessidade de realizar estudos qualitativos. Nas considerações finais são identificados os contributos do estudo e pistas para trabalho futuro.
The role of supervision in in-service teacher education is widely recognized. This article presents the results of an exploratory literature review on supervision and professional development of teachers, conducted as part of a doctoral project involving Angolan Biology teachers and horizontal training and supervision processes. The review aimed to survey the studies in the area in sub-Saharan African countries and the corpus consist of 26 articles. The search was made in B-on and Google Scholar using terms such as teacher supervision and professional development, and followed the phases of a systematic literature review, which involves the search, selection, evaluation and categorization of information. Taking into account the results in regard to the countries in which the studies were developed, it seems that the area has been worked on in several countries, with most studies being conducted in Nigeria, Ghana or Kenya. As for the research foci, the results indicate the predominance of studies on relationships between representations of supervisory practices and several variables and the survey of perceptions about the concept and practices of pedagogical supervision. The studies explore quantitative or mixed methods, and the data collection techniques used are mainly questionnaire and, to a lesser extent, interviews. The studies characterizing supervisory practices are based on reports and not on observation, and there seems to be a need for qualitative studies. In the final considerations, the contributions of the study and clues for future work are identified.
Le rôle de la supervision dans la formation continue des enseignants est largement reconnu. Cet article présente les résultats d’une révision exploratoire de la littérature sur la supervision et le développement professionnel des enseignants, réalisée dans le cadre d’un projet doctoral portant sur les processus de formation et de supervision horizontale d’enseignants de Biologie angolais. L’analyse visait à recenser les études menées dans ce domaine dans les pays d’Afrique subsaharienne, et le corpus est composé de 26 articles. La recherche a été effectuée dans B-on et Google Scholar en utilisant des termes tels que supervision des enseignants et développement professionnel, et a suivi les phases d’une révision systématique de la littérature, qui implique la recherche, la sélection, l’évaluation et la catégorisation de l’informations. En tenants compte des résultats en ce qui concerne les pays où les études ont été menées, il semble le domaine a été travaillé dans plusieurs pays, la plupart des études ayant été menées au Nigeria, au Ghana ou au Kenya. Quant à l’axe de recherche, les résultats indiquent la prédominance d’études sur la relation entre les représentations des pratiques de supervision et des variables du contexte et l’enquête sur les perceptions du concept et des pratiques de la supervision éducative. Les études explorent les méthodes quantitatives ou mixtes, et les techniques de collecte de données sont des enquêtes par questionnaire et, dans une moindre mesure, des entretiens. Les études sur la caractérisation des pratiques de supervision sont basées sur des rapports et non sur l’observation, et il semble impératif de mener des études qualitatives. Dans les remarques finales, nous avons identifié les contributions de l’étude et des suggestions concernant les travaux futurs.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34982
DOI: 10.34624/id.v13i4.26299
ISSN: 1647-3582
Versão do Editor: https://doi.org/10.34624/id.v13i4.26299
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
26299-Textos Originais-59569-1-10-20211020.pdf1.62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.