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http://hdl.handle.net/10773/34890
Título: | A abordagem das emoções em contexto de educação de infância |
Autor: | Amante, Ana Catarina Oliveira da Cruz |
Orientador: | Fonseca, Dora |
Palavras-chave: | Educação de infância Educação emocional Inteligência emocional |
Data de Defesa: | 29-Jul-2022 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio realizou-se no âmbito da Unidade
Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, em articulação com a
Unidade Curricular de Seminário e Orientação Educacional, integradas
no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, no
Departamento de Educação e Psicologia, na Universidade de Aveiro. O
trabalho tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da
Educação Emocional no contexto de Educação de Infância. Para tal,
realizou-se um enquadramento teórico e político-legal que permitiu
compreender melhor a evolução dos conceitos considerados nucleares e
analisar os documentos políticos enquadradores da temática.
Posteriormente, foi realizado um estudo exploratório, com a participação
das Educadoras de Infância no contexto da Prática Pedagógica, para
tomar conhecimento das suas perceções sobre o tema e estratégias de
exploração pedagógica. Por último, é apresentado o Projeto de
Intervenção, onde são identificadas as atividades promotoras de uma
ação pedagógica focada no desenvolvimento da Educação Emocional. This Internship Report was carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Pedagogical Practice, in conjunction with the Curricular Unit of Seminar and Educational Guidance, integrated in the Master in Pre-School Education and 1ˢᵗ Cycle of Basic Education, in the Department of Education and Psychology at the University of Aveiro. The main objective of this work is to promote the development of Emotional Education in the context of Early Childhood Education. To this end, at theoretical and political-legal framework was carried out that allowed a better understanding of the evolution of the concepts considered to be core and the analysis of the political documents that frame the theme. Subsequently, an exploratory study was carried out, with the participation of Early Childhood Educators in the context of Pedagogical Practice, to learn about their perceptions on the subject and strategies of pedagogical exploration. Finally, the Intervention Project, where the activities that promote a pedagogical action focused on the development of Emotional Education are identified. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34890 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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