Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/34149
Título: Competências de educação para sustentabilidade: análise de documentos educativos em Portugal
Outros títulos: Competences for education for sustainability: analysis of educational policy documents in Portugal
Autor: Sá, Patrícia Alexandra Pacheco de
Andrade, Ana Isabel
Machado, Jane
Sá, Cristina
Palavras-chave: Competências chave
Sustentabilidade
Documentos Educativos Portugueses
Data: Set-2021
Editora: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Resumo: O estudo que se apresenta está inserido no projeto TEDS - Teacher Education for Sustainability. Este é um projeto Erasmus+ e envolve cinco países Europeus: Portugal, França, Lituânia, Finlândia e Malta. O principal objetivo do projeto TEDS é proporcionar aos formadores de professores e professores europeus o conhecimento e as ferramentas necessárias para implementarem nas suas práticas uma educação promotora de sustentabilidade. Dentro deste projeto, um dos objetivos foi compreender o modo como as competências chave de educação para a sustentabilidade estão presentes nos documentos educativos de cada um dos países participantes. Este artigo refere-se à análise realizada aos documentos educativos portugueses. É um estudo qualitativo, que se insere no paradigma interpretativo. É um estudo exploratório, de carácter descritivo-interpretativo e orientado para a identificação e descrição das principais características relacionadas com as competências chave de educação para a sustentabilidade presentes nos documentos oficiais portugueses orientadores do ensino e da aprendizagem. Depois da análise, validação e discussão dos resultados da análise de conteúdo realizada ao corpus, estes parecem indicar que os documentos educativos analisados são compatíveis com as competências chave consideradas no quadro de referência orientador. Todos os documentos apresentam diferentes aspetos das várias competências, evidenciando a sua importância na fundamentação de uma prática educativa promotora de sustentabilidade.
The present study is part of the TEDS -Teacher Education for Sustainability project. This is an Erasmus+ project and involves five European countries: Portugal, France, Lithuania, Finland and Malta. The main aim of the TEDS project is to provide European teacher educators and teachers with theknowledge and tools necessary to implement an education that promotes sustainability in their practices. Within this project, one of the objectives was to understand how key competences in education for sustainability are present in the educational documents of each of the participating countries. This article refers to the analysis carried out on Portuguese educational documents. It is a qualitative study framed on the interpretive paradigm. It is an exploratory, descriptive-interpretive study aimed at identifying and describing the main characteristics related to the key competences in education for sustainability present in the official Portuguese documents that guide teaching and learning. After the analysis, validation and discussion of the results of the content analysis carried out on the corpus, these seem to indicate that the educational documents analyzed are compatible with the key competences considered in the guiding reference framework. All documents present different aspects of the various competences, highlighting their importance in the foundation of an educational practice that promotes sustainability.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34149
DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8848
Versão do Editor: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8848
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