Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/33089
Título: | Anxiety and distress during COVID-19 in university students |
Outros títulos: | Ansiedade e distress durante a COVID-19 em estudantes universitários |
Autor: | Salvado, Ana Catarina Mendonça |
Orientador: | Pereira, Anabela Sousa Pedrosa, Daniela Cristina Carneiro |
Palavras-chave: | Anxiety Distress eHealth University students Covid-19 Pandemic |
Data de Defesa: | 16-Nov-2021 |
Resumo: | International studies have shown the consequences of the covid-19 pandemic in increasing anxiety and distress. Since technologies were used more during the pandemic, especially by younger people, namely, to obtain health information, it is relevant to study the relationship between anxiety, distress and eHealth in students. The sample consisted of a total of 1390 university students, of both genders, ranging in age from 18 to 70 (M=23.94 years; SD=7.49), who responded to the online questionnaire during the pandemic, which included sociodemographic questions, the Kessler Psychological Distress Scale (K-10), the Coronavirus Anxiety Scale (CAS), and the eHealth Literacy Scale (eHEALS). Results showed that most students had high distress (K-10), adaptive anxiety (CAS), and good levels of eHealth (eHEALS). Significant correlations were found between anxiety and distress, and between distress and health satisfaction. In addition, differences emerged between the means of the sociodemographic groups for the distress, anxiety, and eHealth variables. This study additionally points out risk factors for developing higher levels of distress, anxiety, and better eHealth skills. Psychological interventions are needed to combat distress and anxiety in academic settings. Estudos internacionais demonstraram as consequências da pandemia covid-19 no aumento da ansiedade e distress. Sendo que as tecnologias foram mais utilizadas durante a pandemia, especialmente pelos mais jovens, nomeadamente para obterem informações sobre saúde, torna-se pertinente estudar a relação entre ansiedade, distress e eHealth em estudantes. A amostra foi constituída por um total de 1390 estudantes universitários, de ambos os sexos, variando a idade entre 18 e 70 (M=23.94 anos; DP=7.49) que responderam ao questionário online durante a pandemia, o qual foi constituído por questões sociodemográficas, uma Escala de Distress Psicológico de Kessler (K-10), uma Escala de Ansiedade do Coronavírus (CAS) e uma Escala de Literacia em eHealth (eHEALS). Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudantes apresentou distress elevado (K-10), ansiedade adaptativa (CAS) e bons níveis de eHealth (eHEALS). Foram encontradas correlações significativas entre a ansiedade e o distress, e entre o distress e a satisfação com a saúde. Para além disso, emergiram diferenças entre as médias dos grupos sociodemográficos relativamente às variáveis do distress, ansiedade e eHealth. Este estudo contribui, adicionalmente, com fatores de risco para desenvolver níveis mais elevados de distress, ansiedade e melhores capacidades de eHealth. Intervenções psicológicas são necessárias no combate ao distress e ansiedade em contexto académico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/33089 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Documento_Ana_Salvado.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.