Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31653
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFranco, Amandapt_PT
dc.contributor.authorVieira, Rui Marquespt_PT
dc.contributor.authorSimões, Ana Raquelpt_PT
dc.contributor.authorCosta, Alberto J.pt_PT
dc.contributor.authorVentura, Sónia P. M.pt_PT
dc.contributor.authorNeto, Vitorpt_PT
dc.contributor.authorCarlos, Vâniapt_PT
dc.contributor.authorLopes, Betina Silvapt_PT
dc.contributor.authorRosa, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorFonseca, Pedropt_PT
dc.contributor.authorSilva, Vera L. M.pt_PT
dc.contributor.authorLima, Máriopt_PT
dc.contributor.authorValente, Roberttpt_PT
dc.date.accessioned2021-07-26T14:45:35Z-
dc.date.available2021-07-26T14:45:35Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.issn1647-3582pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/31653-
dc.description.abstractVárias estratégias têm sido avançadas para suprir lacunas na formação pedagógica de professores do Ensino Superior, sendo uma delas a observação por pares. Com o intuito de apoiar os professores nas suas práticas pedagógicas, está em curso na Universidade de Aveiro (Portugal) um programa de observação por pares, já na sua segunda edição. No presente artigo, após um breve enquadramento aludindo à profissionalidade docente no contexto específico do Ensino Superior, descreve-se o POP – Programa de Observação por Pares e analisam-se as reflexões sobre as (próprias) práticas pedagógicas no Ensino Superior de 10 professores que participaram na primeira edição deste programa e que se reuniram num encontro conjunto para reflexão sobre o mesmo. Este encontro foi videogravado e os testemunhos de cada professor foram transcritos. As suas perceções, não apenas sobre a experiência de participação no POP, mas também sobre outras dimensões ligadas à profissionalidade docente no Ensino Superior, foram analisadas mediante a técnica da análise de conteúdo (especificamente, a análise temática), implementada com recurso ao WebQDA, um software de análise de dados qualitativos. Desta análise, apresentada no presente artigo, emergiram temas comuns: as razões que motivaram a participação no POP; as vantagens da participação no POP e as suas limitações; as potencialidades futuras de um programa como o POP. Entre outras considerações acerca da pertinência da observação por pares no quadro da formação continuada de professores do Ensino Superior, ponderam-se respostas à pergunta sobre o papel do professor no Ensino Superior: será “só para ensinar” ou “mais para aprender”?pt_PT
dc.description.abstractVarias estrategias son avanzadas para suplir vacíos en la formación pedagógica de profesores de la Enseñanza Superior, una de ellas la observación entre pares. Para apoyar los profesores en sus prácticas pedagógicas, está implementándose en la Universidad de Aveiro (Portugal) un programa de observación entre pares (su segunda edición). En el presente artículo, después de un breve encuadramiento aludiendo a la profesionalidad docente en el contexto específico de la Enseñanza Superior, describimos el POP – Programa de Observación entre Pares y se analizan las reflexiones sobre las (propias) prácticas pedagógicas en la Enseñanza Superior de 10 profesores que participaron en la primera edición de este programa y que se reunieron en un encuentro para reflexionar sobre lo mismo. Esto fue vídeogravado y los testimonios de cada profesor transcritos. Sus percepciones sobre la experiencia de participación en el POP y otras dimensiones asociadas a la profesionalidad docente en la Enseñanza Superior fueron analizadas mediante la técnica de análisis de contenido (específicamente, el análisis temático), empleado con el software de análisis de datos cualitativos WebQDA. De esto análisis aquí presentada, emergieron temas comunes: las razones que motivaran la participación en el POP; las ventajas y las limitaciones de la participación; las potencialidades futuras de este programa. Entre otras consideraciones sobre la pertinencia de la observación entre pares en el cuadro de la formación continuada de profesores de la Enseñanza Superior, se ponderan respuestas a la pregunta sobre el papel del profesor en la Enseñanza Superior: ¿será “solamente para enseñar” o “más para aprender”?pt_PT
dc.description.abstractSeveral strategies have been proposed to fill the gaps in the pedagogical training of faculty, one of which referring to peer observation of teaching. To support faculty in their pedagogical practices, a peer observation of teaching program is currently being implemented at University of Aveiro (Portugal), already in its second edition. In the present paper, after briefly framing the concept of teaching professionalism in the specific context of Higher Education, we describe POP – Programa de Observação por Pares and analyze the reflections of 10 professors about their own pedagogical practices in Higher Education. They participated in the first edition of this program and met to reflect about it. This meeting was video recorded and the professors’ testimonies were transcribed. Their perceptions about the experience of participating in POP and about other dimensions related to teaching professionalism in Higher Education were analyzed using the content analysis technique (specifically, thematic analysis), which was implemented with WebQDA, a qualitative data analysis software. In this paper, we present the common themes that have emerged from this analysis, namely: the reasons that motivated the participation in POP; the advantages and limitations of participating in POP; the future potentialities of a program like POP. Among other considerations on the relevance of peer observation for professional development, we reflect on answers to the question about the role of professors in Higher Education: is it “just to teach” or is it “more to learn”?pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relationSFRH/ BPD/122162/2016pt_PT
dc.relationUIDB/00194/2020pt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F50011%2F2020/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F50011%2F2020/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00481%2F2020/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00481%2F2020/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00757%2F2020/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FQUI%2F00062%2F2019/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F50006%2F2020/PTpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F50006%2F2020/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectProfissionalidade docentept_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectPrograma de observação por parespt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAnálise temáticapt_PT
dc.subjectReflexão sobre a práticapt_PT
dc.title“Só para ensinar” ou “mais para aprender”? Reflexões, entre pares, sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino superior: Análise das perceções dos professores sobre um programa de observação por parespt_PT
dc.title.alternativeIs it “just to teach” or is it “more to learn”? Reflections, among peers, about (their own) pedagogical practices in higher education: Analysis of teachers’ perceptions about a peer observation of teaching programpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage123pt_PT
degois.publication.issue3pt_PT
degois.publication.lastPage140pt_PT
degois.publication.titleIndagatio Didacticapt_PT
degois.publication.volume12pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20058pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/id.v12i3.20058pt_PT
Appears in Collections:ISCA-UA - Artigos
TEMA - Artigos
CICECO - Artigos
CIDTFF - Artigos
DETI - Artigos
DEM - Artigos
DQ - Artigos
GOVCOPP - Artigos
REQUIMTE - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
“Só para ensinar”.pdf995.76 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.