Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/31187
Título: Fatores influenciadores do desempenho de estudantes portugueses em literacia matemática no PISA: estudo comparativo
Autor: Pinto, Joaquim António da Piedade
Orientador: Neto, Maria Teresa Bixirão
Silva, Jaime Maria Monteiro de Carvalho e
Palavras-chave: Literacia matemática
Resolução de problemas
Sistema educativo
Competência matemática
PISA
Data de Defesa: 21-Mar-2021
Resumo: É fundamental ser matematicamente competente numa sociedade moderna, considerando que a Matemática está presente numa grande variedade de problemas e situações com que um cidadão se pode deparar no dia a dia, não descartando as de contexto profissional. O constructo de Literacia Matemática descreve as competências que os indivíduos devem possuir, ou desenvolver, para descrever, explicar e prever fenómenos. O presente estudo visa contribuir para conhecer melhor os fatores que estão associados ao desempenho dos estudantes portugueses na disciplina de Matemática, usando os dados dos estudos PISA, em particular dos anos em que a ênfase foi na Literacia Matemática (o último dos quais é de 2012). Para identificar os diferentes fatores que influenciam o desempenho dos estudantes em Literacia Matemática, foram usados os inquéritos feitos a estudantes, pais e diretores de escolas participantes no PISA 2012. Para operacionalizar a análise dos inquéritos foram escolhidos dois países com pior desempenho que Portugal, Espanha e Brasil, e dois países com melhor desempenho que Portugal, Singapura e Holanda. Para contextualizar melhor os dados do PISA, foram comparados documentos orientadores das políticas educativas referentes aos cinco países. A investigação, de natureza qualitativa, iniciou-se com uma revisão integrativa que teve como objetivo selecionar os principais fatores influenciadores do desempenho de estudantes dos cinco países-alvo do presente estudo nas edições do PISA, de 2000 a 2012, de acordo com a literatura publicada. Desta revisão emergiram cinco fatores: sistema educativo, contexto socioeconómico das famílias, características das escolas, e características dos estudantes e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Os dados analisados evidenciaram os seguintes aspetos: (i) o acesso a recursos adequados é determinante para o sucesso educativo; (ii) o melhor desempenho é o de estudantes das escolas onde há professores com boa formação, os professores preparam bem as suas aulas, fazem-nos refletir sobre os problemas propostos e apresentam situações novas que requerem a aplicação de conteúdos já lecionados; (iii) a visão de que saber Matemática é importante para o futuro, faz com que os estudantes dotados desta intuição se destaquem dos demais; (iv) a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula de Matemática depende do modo como é usada, podendo ter impacto positivo ou negativo. Tendo por base o estudo realizado, são apresentadas sugestões de medidas politicas educativas a adotar (i) o combate ao insucesso escolar; (ii) a dotação das escolas de recursos adequados à aprendizagem; (iii) a apresentação de uma imagem da Matemática como uma mais valia para o futuro, apresentando a resolução de problemas e a modelação Matemática como pertinente na sala de aula; (iv) aposta na qualidade da formação de professores.
It is fundamental to be mathematical competent in a modern society, considering that mathematics is present in a great variety of problems and situations which a citizen can encounter in the day to day, not excluding the ones in a professional context. The Mathematical Literacy construct describes the competencies that individuals must possess, or develop, to describe, explain and predict phenomena. The present study aims to contribute to know better the factors that are associated with the performance of Portuguese students in the discipline of Mathematics, using the data of the PISA studies, in particular of the years where the emphasis was on Mathematical Literacy (the last one was in 2012). To identify the different factors that influence the attainment of the students in Mathematical Literacy, questionnaires made to students, parents and school principals of the schools participating in PISA 2012 were used. In order to expedite the analysis, two countries with worse performance than Portugal, Spain and Brazil, were used, and also two countries with better performance than Portugal, Singapore and The Netherlands. To contextualize better the PISA data, the official guiding documents of the educational policies for the five countries were compared. The research, of a qualitative nature, began with an integrative revision that had as goal to select the main influencing factors of the performance of the students of the five countries considered in this study in the editions of PISA, from 2000 to 2012, according to the published literature. Of this revision five factors emerged: educational system, socioeconomical family context, school characteristics, student characteristics and use of Information and Communication Technologies. The data analysed showed the following aspects: (i) access to adequate resources is crucial for educational success; (ii) students who obtain the best results are from schools where there are teachers with a solid academic background, teachers prepare well their classes, make students reflect on proposed problems and present new situations that require the use of the contents already taught; (iii) the view that knowing Mathematics is important for the future, makes students with this intuition stand out from the rest; (iv) the influence of Information and Communication Technologies in the Mathematics classroom depends on the way it is used, which can have a positive or negative impact. Based on the study carried out, suggestions are made for educational policy measures to be adopted: (i) fighting school failure; (ii) providing schools with adequate resources for learning; (iii) the presentation of an image of Mathematics as an asset for the future, presenting Problem Solving and Mathematical Modeling as relevant in the classroom; (iv) investment on the quality of teacher training.
URI: http://hdl.handle.net/10773/31187
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento_Joaquim_Pinto.pdf2.64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.